A CONSTRUÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Nosso Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL, pois traz estratégias inovadoras que contribuem para a articulação e a integração da Rede de Atenção à Saúde, um grave entrave do Sistema Único de Saúde.
O presente projeto apresenta ações aplicáveis e relevantes que favorecem espaços de diálogo e aproximação dos profissionais dos diversos setores, de forma a concretizar um sistema “sem muros”.
Entendemos também, que a informação se apresenta como diferencial para integração e garantia do acesso aos serviços ofertados. Assim, tão importante quanto criar espaços de diálogos para consolidar e padronizar as informações de interesse para a rede de atenção é imperioso disponibilizar meios para divulgação das mesmas, valorizando também a informação como ferramenta de gestão.
Sim. Foi necessária a adequação dos prazos, tendo em vista, a mudança de gestão ocorrida no município.
Maior aproximação das áreas técnicas, com a definição das Linhas de Cuidados prioritárias e atualização e/ou reformulação de fluxos e protocolos (em andamento).
Sim. Com o decorrer do trabalho de sensibilização e apresentação do Projeto à nova gestão, já avançamos na formação de um espaço formal de diálogo voltado à produção conjunta do trabalho em saúde e padronização das informações de acesso aos serviços.
Os principais obstáculos foram: a mudança de gestão e, consequentemente, a troca de vários atores importantes para a agilidade na implementação do Projeto; a falta de previsão orçamentária para investimento no aplicativo selig@rede.
Dos elementos facilitadores destacamos: o interesse da atual gestão pelo Projeto apresentado; o envolvimento e a ampliação do diálogo com as áreas técnicas.
O principal fator crítico de sucesso é o comprometimento e a participação dos profissionais envolvidos com o Projeto, favorecendo a articulação entre as áreas técnicas na revisão, elaboração e divulgação das Linhas de Cuidados, fluxos e protocolos de interesse da Rede de Atenção à Saúde. Outro importante fator é o apoio dos gestores para a garantia de orçamento destinado à manutenção do aplicativo.
Foram realizadas reuniões com Sr. Secretário de Saúde e os novos diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde, para apresentação do Projeto e posteriormente foi encaminhado ao Prefeito a proposta elaborada pelo grupo. Diante do interesse dos gestores, iniciamos a sensibilização dos responsáveis pelas áreas técnicas para a formação do Grupo de Trabalho de Regulação.
REG - Regulação em Saúde no SUS
Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil
MARIA CLAUDIA NICOLAU CAPAZ, Luciana Rossinol Silva, Christiane Ribeiro, Maria do Carmo Gomes dos Santos