Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Mobilização e constituição de grupo para criação de instrumento para gestão dos serviços de saúde em situação de atendimento a múltiplas vítimas

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

O município de Itajaí é sede da 17a Gerência Regional de Saúde (GERSA), que abrange 11 municípios, totalizando cerca de 650 mil habitantes. Nesta macrorregião, há importantes zonas de circulação/concentração de pessoas, por exemplo a Rodovia BR-101, Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, Porto de Itajaí e Porto de Navegantes, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Pier Turístico de Porto Belo e Pier Turístico de Itajai, diversas casa noturnas, Parque Temático Beto Carreiro, Gasoduto e outros.

Considerando os riscos potenciais da região constatou-se que os diversos atores envolvidos no atendimento em dar suporte a eventos com múltiplas vítimas estão desarticulados, intra e intersetorialmente.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Não houve

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

Conversa com o grupo condutor da RUE e com o prefeito do município de Itajai, articulado com a Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI).



Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim. Alguns grupos já se articularam independentemente da aplicação do PA, para criar fluxos para atendimentos com eventos com múltiplas vítimas, após as primeiras conversas com os setores envolvidos.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

A mudança na gestão dos municípios foi o maior entrave, pois muitos dos membros do grupo condutor da RUE foram mudados.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

A necessidade de organizar um grupo para trabalhar com eventos com múltiplas vítimas. Ao fazer as primeiras reuniões com os setores envolvidos ficou evidente que estes setores não estão articulados, e até para eles foi uma surpresa.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Alguns grupos, independentemente do PA já começaram a se articular após as primeiras conversar, que foi o caso da Infraero do Aeroporto Internacional Ministro Victo Konder, de Navegantes/SC e o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para criar fluxo de atendimento em caso de acidente aéreo. O Porto de Itajaí também organizou um simulado para atendimento e evacuação em caso de acidente com material químico em suas dependências.

Curso

GESP - Gestão de Emergências em Saúde Pública

Instituições

Região/Serviço de Referência do Projeto: Região de Abrangência 17a Regional de Saúde de Santa Catarina. - Santa Catarina - Brasil

Autores

ALEXANDRE SACOL PEREIRA, LUCIANA MARINS SOARES RIBEIRO, AKEMI FUONKE FERREIRA