Dados do Trabalho


Título

Keratoconus Study Group

Introdução

Esta apresentação tem o objetivo de divulgar o trabalho de um grupo de médicos que estão se unindo para estudar a cirurgia de implante de anel corneano em pacientes com ceratocone e patologias similares. O ceratocone é uma patologia rara e nem todos os seus portadores serão submetidos a qualquer tipo de cirurgia. Assim, a Cirurgia de Implante de Anel Corneano é difícil de ser estudada, pois cada médico possui um número restrito de pacientes operados. Isso explica a pequena quantidade de trabalhos com significativo valor científico sobre a cirurgia de implante de anel. Para mudar esse quadro, surgiu a ideia de reunir a experiência de todos, formando um grande banco de dados multicêntrico que irá permitir o estudo aprofundado desta cirurgia de origem tão brasileira. Com a divulgação, além de apresentar uma ferramenta útil na análise de casos específicos, esperamos conseguir que um número ainda maior de médicos passem a contribuir para a construção desse banco de dados tão importante. Esse grupo é constituído por médicos voluntários de todo o mundo, sem interesse financeiro e sem nenhum tipo de patrocínio ou financiamento.

Método

Foram solicitados a médicos de diferentes centros que enviassem os dados obtidos em cirurgias de implante de anel corneano. Assim, foram coletadas informação dos exames pré e pós operatórios, bem como a descrição de quais foram os segmentos de anel implantados em cada caso. As informações coletadas foram organizadas em um banco de dados que possui ferramentas de filtros que permitem selecionar grupos de casos com características específicas. Esse banco de dados é livre para acesso e estudos de toda a comunidade científica.

Resultados

Foram coletados 2000 resultados obtidos em Cirurgias de Implante de Anel Corneano. Os dados de pré e pós operatório colhidos descrevem valores de ceratometria, paquimetria, acuidade visual, refração e asfericidade de cada paciente. As informações sobre a cirurgia incluem a descrição dos segmentos que formam implantados, bem como seu posicionamento.

Conclusões

Esse banco de dados será uma importante ferramenta para o estudo da Cirurgia de Implante de Anel Corneano, servindo de base a construção de trabalhos científicos com relevância estatística. Dessa forma, torna-se possível dar a este tipo de cirurgia a importância e a confiabilidade que ela merece e que é tão questionada em diversos países do mundo.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Hospital São Geraldo - UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Frederico Bicalho Bicalho