Dados do Trabalho


Título

TERAPIA DE EDEMA MACULAR DIABÉTICO E INCONSISTÊNCIA DE MENSURAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL PÓS TRATAMENTO. METODOLOGIA COMPARATIVA DE TESTES DE QUALIDADE VISUAL.

Introdução

Revelar através de um conjunto de métodos de mensuração de diferentes características da visão é uma melhor medida do que a tradicional e corriqueira tabela de acuidade visual de Snellen. Assim, revelar que a Retinopatia Diabética associada a Edema Macular Diabético, pode possuir uma qualidade visual diferente da demonstrada na tabela de Snellen, após tratamento.

Método

Mensurações de outras características visuais como acuidade visual por tabela ETDRS, teste de foto-estresse macular, teste de velocidade de leitura de perto, tabela de contraste visual de Pelly-Robson. Estas mensurações são definidas como variáveis metodológicas pesquisadas e aplicadas em pacientes que obtenham 20/25 de acuidade visual (Tabela de Snellen). População pesquisada: pacientes diabéticos sem retinopatia, ou com Retinopatia Diabética (RDNP/RDP) com Edema Macular Diabético (EMD). As medidas serão comparadas em dois grupos destes pacientes: GRUPO I (pacientes diabéticos sem RD) e GRUPO II (pacientes diabéticos com RD e tratados de EMD). Comparações efetuadas por testes estatístico de significância 0.05, com teste T de Student e qui-quadrado.

Resultados

20 pacientes (40 olhos) do GRUPO I e 20 pacientes (40 olhos) do GRUPO II. No GRUPO I, obteve-se 34 olhos com acuidade visual real de 20/25 por meio de tabela de ETDRS. 31 olhos com ciclos normais (2.5 a 3.0 ciclos) na Tabela de Pelly-Robson. Teste de Velocidade de Leitura com média e desvio-padrão de 5.7± 0.7 segundos. Teste de Foto-estresse Macular com média e desvio padrão de 22,5 ± 2.1 segundos. No GRUPO II obteve-se 19 olhos com acuidade visual real de 20/25 por meio de tabela de ETDRS (restante 20/28 ou pior). 12 olhos com ciclos normais (2.5 a 3.0 ciclos) na Tabela de Pelly-Robson. Teste de Velocidade de Leitura com média e desvio-padrão de 8.4± 3.1 segundos. Teste de Foto-estresse Macular com média e desvio padrão de 36,1 ± 6.2 segundos. A análise estatística revelou significância (p < 0,05) entre GRUPOS I E II teste de Foto-estresse Macular e Tabela de ETDRS.

Conclusões

O estudo revela a tendência de haver casos de Retinopatia Diabética com Edema de Macula com discrepâncias de Acuidade Visual, revelando uma qualidade de visão pior apos tratamento, do que uma Acuidade Visual de 20/25.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Isabella Couto Amaral, Luiz Guilherme Coimbra de Brito, João Gabriel Volpato Ferraresi, Roberta Freitas Momente, Maria Luiza Gois, Eduardo de França Damasceno