Dados do Trabalho


Título

Primeiro Caso Descrito de CLN3 no Equador

Introdução

As Lipofuscinoses Neuronais Ceroideias (CLN) são um grupo de patologias caracterizadas por uma neurodegeneração devido ao acumulo intracelular de lipopigmento auto-fluorescente. São consideradas as mais prevalentes dentro do grupo de doenças neurodegenerativas da infância. 

A CLN 3 ou Clássica juvenil pertence a um dos subtipos das Lipofuscinoses Neuronais Ceroideias, este subtipo se caracteriza por iniciar com a diminuição da acuidade visual entre os 5 a 9 anos de idade, sendo rapidamente progressiva alcançando a cegueira em poucos meses.

Esta descrito na literatura que a diminuição da acuidade visual ocorre entre os 7 a 10 anos de idade além de estar acompanhada por mudanças no comportamento.

Método

Paciente de 11 anos 3 meses, sexo masculino atendido em Clínica de Oftalmológica da cidade de Guayaquil - Equador, por apresentar um quadro clínico de cegueira de origem desconhecida, a qual iniciou com diminuição da acuidade visual aos 7.3 anos de idade e rapidamente progressiva que levou o paciente a cegueira aos 8.2 anos de idade.

Foi realizada uma Retinografia na qual apresenta um estreitamento arterial generalizado, com um nervo óptico pálido e uma atrofia do epitelio pigmentado da retina em forma difusa.

Resultados

A doença de Battens é uma patologia pouco frequente, e raros casos tem sido reportados a nivel da América Latina .
Na América Latina a variante mais frequente é a Clássica Juvenil, nosso paciente entraria nesta categoria.
 
O paciente iniciou o quadro clínico com diminuição da acuidade visual aos 7.3 anos, o qual esta de acordo com a literatura já descrita na qual se menciona um inicio aos 7.1 anos  ± 2.4  anos. Depois de realizar os estudos genealógicos, se determinou uma alta taxa de  Consanguinidade algo também encontrado na literatura.

Conclusões

Nossos datos colaboram com dados sobre a Doença de Battens em nosso país onde previamente não se tinha registro algum da patologia. A ausência de convulsões em nosso paciente abre a possibilidade de se tratar de um subtipo diferente de apresentação que com maiores dados e investigações poderia se tratar de um fenótipo diferente da Doença de Battens em nosso país. Esta hipótese deverá ser confirmada com estudos se seguimento a longo prazo.
 

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Murillo-Vision - - Ecuador, UEES - - Ecuador

Autores

Juan Pablo Murillo Zambrano, Pia Simone Lara Zambrano