Dados do Trabalho


Título

Avaliação de pacientes usuários de lentes de contato esclerais portadores de ceratocone com implante de anel intra-estromal

Introdução

O tratamento do ceratocone é individualizado e depende da gravidade da doença, da sensibilidade ocular e dos aspectos psicossociais do paciente. Os principais efeitos adversos ópticos induzidos pelo ceratocone são a presença de astigmatismo irregular e aberrações de alta ordem, que podem afetar demasiadamente a qualidade da visão. Estas AAO dificilmente serão corrigidas por óculos, e lentes de contato são sugeridas como uma das opções terapêuticas. O implante de ICRS pode resultar em diminuição do astigmatismo assimétrico e correção refrativa, melhora na acuidade visual e tolerância às lentes de contato. Ainda assim, alguns pacientes necessitam de correção visual após a implantação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia das lentes de contato esclerais em pacientes portadores de ceratocone com implante de ICRS.

Método

Estudo retrospectivo através da análise dos prontuários de 54 pacientes do Provisão Hospital de Olhos de Maringá-PR-Brasil, totalizando 57 olhos. Todos os pacientes eram portadores de caratocone uni ou bilateral e já haviam sido submetidos a implante de anel intra-estromal há pelo menos dois anos. Antes da adaptação foram realizados medida do diâmetro da córnea, topografia corneana e microscopia especular. Ao recebimento das lentes esclerais os pacientes foram submetidos a avaliação da acuidade visual, microscopia especular e paquimetria. Os pacientes foram seguidos pelo período mínimo de um ano, e então foram submetidos novamente a topografia corneana, paquimetria, microscopia especular e avaliação da acuidade visual.

Resultados

Após a adaptação de ScCL, a acuidade visual média foi de 0,84, o que representa aproximadamente 20/25. A média de K1 e K2 de 45,89 e 49,19 respectivamente. A média do eixo do astigmatismo corneano passou para 94,81°. A microscopia especular após a adaptação das ScCL foi de 2364,23. A paquimetria corneana média final foi 499,26. O valor de p só se mostrou estatisticamente significativo com relação à variável acuidade visual, sendo que antes da adaptação das lentes era de 0,26 e após a adaptação das mesmas passou para 0,84 com p <0,05.

Conclusões

O estudo demonstrou sucesso na adaptação das ScCL nos pacientes com ICRS, a superfície da lente substituindo a superfície irregular da córnea e diminuindo astigmatismo e AAOs e melhorando assim significativamente a acuidade visual. Sendo assim, concluímos que as ScCL são facilmente ajustáveis e podem ser consideradas para muitos pacientes, inclusive para melhorar a AV após implante de ICRS.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Provisão Hospital de Olhos de Maringá - Paraná - Brasil, UniCesumar - Paraná - Brasil

Autores

Nathalia Fengler Rodrigues, Juliana Almodin, Isabella de Souza Dantas, Rodrigo Carvalho de Oliveira