Dados do Trabalho


Título

Alterações palpebrais em pacientes com história de hanseníase em um centro de referência em oftalmologia de Guarulhos

Introdução

Hanseníase ou Mal de Hansen é uma doença infecto-contagiosa de longa evolução, causada pelo bacilo álcool-ácido resistente, o "Mycobacterium leprae". Este bacilo compromete principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo causar deformidades e incapacidade dos olhos, mãos e pés com a evolução da doença. As lesões oculares ocorrem tanto nos anexos quanto no bulbo ocular, sendo as mais frequentes a madarose, triquíase, ectrópio, blefarocalase, lagoftalmo, diminuição da produção de lágrima, da sensibilidade e da transparência corneana, ceratites, esclerite, iridociclite e catarata. O objetivo do presente trabalho é avaliar a prevalência e o tipo de acometimento palpebral em pacientes com história pregressa de hanseníase atendidos no ambulatório de Oftalmologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos.

Método

Trata-se de um estudo transversal em que foram analisados pacientes com antecedente pessoal de Mal de Hansen atendidos no setor de Plástica Ocular do Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Padre Bentos de Guarulhos no período de fevereiro de 2007 a novembro de 2018.

Resultados

Foram analisados 101 pacientes, com média de idade de 73,73 anos, sendo 57,42% do sexo masculino e 42,57% do sexo feminino, 54,45% apresentavam a forma multibacilar e 45,54% a paucibacilar. Destes pacientes, 31,70% apresentavam alterações palpebrais, dentre as quais foram observadas: triquíase (37,50%), ectrópio (28,12%), entrópio (15,62%), lagoftalmo paralítico (9,38%), madarose ciliar (9,38%) e granuloma (6,25%). Em 81,25% dos pacientes com acometimento palpebral, as alterações foram bilaterais.

Conclusões

A prevalência do comprometimento palpebral em pacientes com história de hanseníase, (31,70%) dos casos, foi semelhante
à descrita na literatura, sendo a prevalência maior nas formas multibacilares da doença e com acometimento bilateral. A triquíase, ectrópio cicatricial e entrópio cicatricial foram as principais patologias encontradas.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - São Paulo - Brasil

Autores

Camila Rodrigues Ribeiro de Souza, Amanda de Alcantara Almeida Costa, Alberto Basile Neto, Tatiana A. F. Lui, Vanessa Silveira