Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA ESPESSURA MACULAR DE PACIENTES COM EDEMA MACULAR DIABÉTICO SUBMETIDOS À INJEÇÃO INTRAVÍTREA COM RANIBIZUMABE NO SETOR DE OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE

Introdução

A Retinopatia diabética é uma complicação muito comum em pacientes diabéticos, sendo encontrada em cerca de 40% dos casos. O edema macular diabético é a principal causa de redução da acuidade visual nesses pacientes e tem forte impacto na saúde pública. Existem vários tratamentos hoje, porém insuficientes para o total controle da doença e, por isso, novas estratégias estão sendo estudadas, em particular o uso de drogas anti-VEGF. Elas consistem em um inibidor do fator de crescimento endotelial que agem no controle da neovascularização tecidual e permeabilidade vascular, representando um tratamento promissor do edema macular diabético.
Objetivos: Determinar a variação da espessura macular central através da Tomografia de coerência óptica (OCT) nos pacientes diabéticos submetidos a injeção intravítrea de Ranibizumabe no Setor de Oftalmologia do Hospital Regional de Presidente Prudente e avaliar os pacientes quanto ao sexo, a idade, tempo de doença, uso de insulina, alteração da pressão intraocular (PIO), valor da glicemia e pressão arterial sistêmica (PAS) nos dias das aplicações e verificar a mudança na acuidade visual corrigida.

Método

Foi realizado um estudo retrospectivo observacional de série de casos avaliados em análise de prontuário.

Resultados

Houve redução da espessura macular dos pacientes submetidos ao tratamento com Ranibizumabe (p=0,017), assim como melhora da acuidade visual corrigida (p=0,296), mantendo-se a PIO dentro da normalidade (p=0,002).

Conclusões

O Ranibizumabe tem mostrado excelentes resultados na redução da espessura macular avaliada pela tomografia de coerência óptica e na melhora da acuidade visual dos pacientes com edema macular diabético, não estando relacionado ao aumento da PIO.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE - São Paulo - Brasil

Autores

DANIELA FAGUNDES SILVEIRA, DANIEL PRADO BERALDO, JACQUELINE LUNARDELLI BITTENCOURT, MARCUSSI PALATA REZENDE