Dados do Trabalho


Título

Registro Multimodal e Multitemporal de Imagens da Retina para um Equipamento Multispot Laser de Fotocoagulação

Introdução

Este trabalho tem por objetivo aperfeiçoar e desenvolver técnicas de visão computacional e processamento de imagens aplicadas a aparelhos oftalmológicos que possuem a função de múltiplos disparos laser para fotocoagulação da retina. Desta forma, possibilitará ao profissional analisar a retina do paciente previamente à data do tratamento, planejando os pontos alvos da retina que deverão receber a fotocoagulação com base em imagens obtidas por métodos de aquisição diferentes em exames preliminares ao tratamento.

Método

O algoritmo proposto detecta os pontos de interesse utilizando um detector robusto invariante à escala, denominado Speeded Up Robust Features (SURF). Para a extração das características dos pontos de interesse determinados por SURF foram utilizados neste trabalho dois descritores: Scale-Invariant Feature Trasnform (SIFT) e Partial Intensity Feature Descriptor (PIIFD). Após a realização do matching entre os pontos descritos, elimina-se as falsas correspondências utilizando Robust Point Matching via Vector Field Consensus, denominado VFC. Por fim, são estimados os parâmetros da função de transformação para que a partir dos pontos de matching o algoritmo possa realizar o registro das imagens.

Resultados

Foram analisadas quatro combinações de pares de imagens que são comumente utilizadas para o planejamento do tratamento de doenças da retina: Color – FA, Color-RF, FA-FA, FA-RF.
Comparou-se os resultados do algoritmo proposto com métodos já existentes na literatura utilizando três métricas de desempenho: RMSE, MSE e MAE.
Considerando apenas os resultados com MAE>10 observou-se que o método proposto obteve uma melhor taxa de funcionamento nos quatro pares de imagens utilizados( 90% contra 50% e 72.5%) . Este trabalho apresenta melhores resultados nos quatro tipos de pares de imagem multimodal quando comparado a um dos métodos existentes (RMSE 19,2 contra 27,78) e apresentou melhor resultado nos casos de imagens Color-RF e FA-FA para o segundo método comparado (RMSE 7,72 contra 8,0) .

Conclusões

Os resultados obtidos são considerados avanços na área de aplicação, pois apresentaram imagens registradas com desempenho superior a métodos já existentes na literatura. Para a aplicação desejada o algoritmo satisfaz as necessidades, uma vez que possibilita o registro de imagens multimodal e multitemporal, superando os demais métodos e possibilitando o tratamento de doenças da retina de forma mais rápida e precisa com o equipamento de múltiplos disparos laser.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Patricia Pires Otoni, Evandro Luis Linhari Rodrigues