Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO E EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PREVISTAS NO PROJETO OLHAR BRASIL EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL

Introdução

O Projeto Olhar Brasil é uma parceria interministerial entre Saúde e educação para que escolares de todo o país possam passar por triagens oftalmológicas e cuidados básicos de saúde ocular especialmente durante o ensino fundamental quando estão com a demanda dos estímulos visuais aumentada, pela necessidade de ler e escrever. O estudo tem o objetivo de avaliar a execução das ações de triagem oftalmológica em escolares previstas no Projeto Olhar Brasil por gestores, diretores escolares e profissionais da atenção primária em um município do nordeste do Brasil.

Método

Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, realizado de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, em um município do nordeste do Brasil, com aplicação de questionários respondidos por 27 sujeitos pertencentes a três grupos de profissionais: gestores de saúde e educação, diretores de unidades escolares de ensino fundamental e profissionais responsáveis por unidades básicas de saúde (UBS) do território. Foram avaliadas as variáveis conhecimento do programa, execução de alguma atividade prevista no mesmo nos últimos 12 meses e conhecimento da importância da realização de triagens oftalmológicas ainda no primeiro ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram inseridos no software Excel 2003/XP da Microsoft Office®, onde foram utilizadas medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis numéricas e distribuição de frequência para as variáveis categóricas.

Resultados

A amostra foi composta de 27 sujeitos, sendo 12 profissionais das UBS (44,4%), 13 diretores de escolas de ensino fundamental I (48,1%), 01 gestor da secretaria municipal de saúde e 01 gestor da secretaria municipal de educação (7,4%). Quando questionados sobre o conhecimento do Programa Olhar Brasil 85,2% (n=23) dos sujeitos desconheciam as normativas do programa e quando sobre sua participação na execução ou gerenciamento de ações de saúde ocular previstas nos objetivos do projeto nenhum entrevistado relatou ter participado ou gerenciado alguma ação nos últimos 12 meses. Apenas 19 (70,4%) referiram ter conhecimento de alguma vantagem do diagnóstico precoce de afecções oftalmológicas em escolares.

Conclusões

O Projeto Olhar Brasil carece de divulgação e investimentos para que seus objetivos e propostas cheguem aos profissionais de saúde e educação, visto que a maioria destes parece desconhecer o programa e não executar suas recomendações.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

THALES ARAUJO FERREIRA, YANA BALDUINO ARAUJO