Dados do Trabalho


Título

CERATOCONJUNTIVITE SICCA RELACIONADA A HIPOVITAMINOSE A APÓS BARIÁTRICA: RELATO DE CASO

Introdução

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo de acordo com a OMS. O tratamento que tem ganhado mais adeptos devido à sua grande eficácia é a cirurgia bariátrica. Contudo, tal procedimento pode aumentar o risco de desenvolvimento de deficiência de nutrientes, como a de vitamina A. A carência dessa vitamina é altamente danosa para a superfície ocular, uma vez que, juntamente com outros micronutrientes, participa da composição do filme lacrimal, sendo importante no processo de adequada cicatrização tanto do epitélio corneal quando do conjuntival. Sendo assim, a motivação do trabalho é ressaltar a importância do acompanhamento clínico dos pacientes bariátricos visando a diminuição de agravos em decorrência dessa cirurgia.

Método

A metodologia utilizada foi um relato de caso com revisão bibliográfica.

Resultados

Estima-se que, até́ 2025, 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e 700 milhões com obesidade. Logo, ocorrerá um crescimento da cirurgia bariátrica concomitantemente a tal distúrbio, devido a sua alta resolubilidade.
De acordo com a literatura, a hipovitaminose A foi estimada por volta de 52% em 1 ano e 69% em 4 anos após o procedimento. Evidenciando assim, a importância do acompanhamento clínico pós cirúrgico devido a sua ampla prevalência nessa população.

Conclusões

As cirurgias bariátricas podem levar a hipovitaminose A com consequências oftalmológicas. A deficiência de vitamina A tem diagnóstico precoce difícil e geralmente os sintomas oculares constituem suas primeiras manifestações. Os sinais clínicos incluem perda de brilho, conjuntiva opaca e hiperemiada e, com a evolução, ocorre xerose conjuntival, queratinização, blefarite, meibomite, alterações fundoscópicas e cegueira noturna. Sendo assim, devido ao aumento dos casos de obesidade e o consequente aumento de cirurgia bariátrica, é de extrema importância a realização de uma boa anamnese em pacientes com sintomas semelhantes aos supracitados, objetivando um diagnóstico precoce e evitando, dessa forma, sequelas mais drásticas e permanentes.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Faculdade da Saúde e Ecologia Humana - FASEH - Minas Gerais - Brasil, Faculdade de Minas - Faminas BH - Minas Gerais - Brasil

Autores

Debora Rodrigues Tolentino, Maria Clara Campos Diniz Duarte, Fernando Batista Nigri dos Santos, Daiany Rodrigues Tolentino, Danieli Freitas de Souza, Matheus de Castro Lopes Alphonsus de Guimaraens, Ana Luiza de Souza Campolina, Marcus Vinicius Cardoso de Souza