Dados do Trabalho


Título

Nevo palpebral dividido – Kissing nevus: relato de caso

Introdução

O “Kissing nevus”, também conhecido como nevo palpebral dividido, é um tumor congênito e benigno, com origem embrionária prévia à separação das pálpebras superior e inferior. Trata-se, portanto, de um defeito embrionário raro, com aproximadamente trinta casos relatados na literatura. É representado por uma lesão melanocítica, sem relatos de transformação maligna, e que geralmente cursa com problemas estéticos e funcionais ao paciente. Busca-se descrever um caso incomum, porém com desfecho satisfatório.

Método

Apresenta-se o manejo clínico e tratamento cirúrgico através de revisão do prontuário da paciente.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 20 anos, parda, atendida no Hospital Universitário Presidente Dutra em São Luís - MA, queixava-se de sinal que estava crescendo há 2 anos. Exibia lesão hipercrômica congênita, elevada, comprometendo borda do terço médio de ambas as pálpebras à esquerda, e que adquiria aspecto simétrico e contínuo com a oclusão palpebral, simulando uma lesão única. Sem alterações ao exame oftalmológico, relatava apenas histórico familiar de glaucoma. Realizada exérese de lesões em margens das pálpebras. A cirurgia foi considerada eficaz pelo resultado estético e funcional, restando apenas ausência de alguns cílios na área operada. O estudo histopatológico do material revelou nevo melanocítico composto.

Conclusões

Destaca-se a particularidade e a aplicabilidade clínica desse caso, tendo em vista não somente a escassez de relatos semelhantes, como também o reconhecimento dos sinais e sintomas específicos desse quadro, ressaltando o diagnóstico precoce e um tratamento cirúrgico adequado.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

UNICEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

Lianna Paula Guterres Corrêa, Thaíse Maria de Morais Carvalho, Amanda Araújo de Sousa, Olívia Maia, Adriana Leite Xavier Bertrand