Dados do Trabalho


Título

Melanocitoma gigante de cabeça de nervo óptico, evolução de 2 anos

Introdução

O melanocitoma é um tumor melanocítico benigno, raro, profundamente pigmentado, de marrom escuro a preto situado quase sempre excentricamente na cabeça do nervo óptico.
Melanocitomas podem crescer lentamente; entretanto, a transformação maligna ao melanoma raramente ocorre.

O objetivo deste relato é descrever um caso altamente incomum, de um melanocitoma com suspeita de semeadura vitrea.

Método

Paciente feminino de 33 anos, natural e procedente de São Paulo, com queixa de sensação de perda de visual de campo temporal de olho direito ha alguns anos.

Ao exame, a melhor acuidade visual com melhor correção foi de 20/20 de ambos os olhos.

Resultados

O exame de ultrassonografia modo B de olho direito, região papilar com lesão solida cupuliforme na cabeça do nervo óptico, com superfície hiperecoica, interior com ecos de media e baixa refletividade, medindo aproximadamente: diâmetro horizontal de 4,1 mm, diâmetro vertical de 3,6 mm e altura de 2,3 mm.

Ao exame de tomografia de coerência óptica nos mostra uma elevação nodular gradativa inclinada com superfície anterior hiperrefletiva e sombreamento posterior abrupto e denso retratando uma massa óptica. No vítreo se observa varios pontos hiperrefletivos, nódulos hiperrefletivos na camada de fibras nervosas e espessamento da camada de fibras nervosas próximo a massa associado a cistos intrarretinianos.

O campo visual Humphrey 24-2, se observa depressão concêntrica absoluta e relativa, preservando os 10 graus centrais em olho direito.

Conclusões

Em nosso caso, na evolução de dois anos, mostrou que o tamanho, as características fundoscopicas e o padrão de campo visual se mantiveram estáveis, corroborando o comportamento benigno do melanocitoma na literatura, porem na tomografia de coerência óptica se observa pontos hiperrefletivos no vítreo, achados não encontrados no olho contralateral, que poderia ser uma suspeita de semeadura vítrea, ainda em investigação.

Foram relatados casos com perda visual como características associadas à hipoplasia do disco óptico, edema do disco óptico, palidez do disco óptico que poderia explicar o campo visual do nosso paciente, relato raro na literatura.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Instituto de Oftalmologia Cema - São Paulo - Brasil

Autores

Jose Antonio Macedo Orbezo, Grecia Mariella Cano Huachin, Jose Carlos Eudes Carani, Silvio Paredes Lujan, Artur Macaferri Del Santo, Matheus Godoy Nemecek, Camila Cipolla Hoffmann, Aline Carvalho De Souza