Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA EM UMA UNIDADE OFTALMOLÓGICA DE REFERÊNCIA EM PERNAMBUCO

Introdução

As urgências oftalmológicas correspondem a cerca de 13,6% das consultas de emergência no Brasil. Todavia, poucos estudos abordam as relações entre as patologias e os aspectos sociais e clínicos destes atendimentos. Assim, o objetivo deste trabalho é determinar a incidência dos diagnósticos mais frequentes em uma urgência oftalmológica do nordeste brasileiro.

Método

Trata-se de um estudo observacional retrospectivo, baseado em análise de prontuário eletrônico digitalizado dos pacientes atendidos entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018 na emergência oftalmológica da Fundação Altino Ventura (FAV), serviço de referência no estado de Pernambuco. Dados referentes à idade, sexo, diagnóstico, mês de atendimento e cidade de procedência foram coletados. Prontuários com dados incompletos, duplicados e atendimento ambulatorial foram excluídos.

Resultados

Ao longo de um ano, foram avaliados 134.788 pacientes admitidos na emergência da FAV, com idade média de 38,7 22 anos (intervalo, 0-99 anos), dos quais 69.917 (51,9%) eram do sexo masculino. Os principais diagnósticos foram Conjuntivite (52.732 pacientes – 37,3%), Blefarite (7.213, 5,1%), Corpo estranho na córnea (6.925 – 4,9%), Hordéolo (6.454 – 4,7%) e Úlcera de córnea (5.202 - 3,8%). Corpo estranho na córnea e trauma ocular foram 7,9x e 2,4x mais incidentes no sexo masculino, respectivamente (p-valor <0,001). Já no sexo feminino, as urgências mais incidentes foram triquíase (2,4x) e blefarite (2x), com p-valor <0,001. Corpo estranho na córnea e trauma ocular foram mais associados à fase de vida laboral dos pacientes, enquanto a úlcera de córnea, blefarite e a triquíase apresentaram frequência mais elevada na senilidade. Todos os agrupamentos diagnósticos (doenças infectocontagiosas, traumatismos oculares, corpos estranhos, retinopatias, doenças de pálpebras e córnea, crise glaucomatosa e doenças neuroftalmológicas) foram mais incidentes no período da primavera (p-valor <0,001).

Conclusões

A incidência de algumas urgências oftalmológicas foi associada à idade e ao sexo, bem como a determinados períodos do ano. Diante desses resultados, medidas públicas podem ser realizadas, colaborando para redução dessas endemias.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA - Pernambuco - Brasil

Autores

Tiago de Assis Clemente de Araújo, Larissa Paz Mendes, Caio Rodrigo de Oliveira, Michel Bittencourt Santos, Laura Patrícia Ferreira Sabino