Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO CLÍNICA E PREVALÊNCIA DE ENDOFTALMITE EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA

Introdução

A endoftalmite é uma das mais sérias inflamações dos tecidos intraoculares, na qual ocorre envolvimento do humor vítreo. Caracteriza-se pela evolução rápida e prognóstico bastante reservado, devido ao dano irreversível causado às camadas de fotorreceptores da retina. O diagnóstico geralmente é sugerido devido aos achados de dor ocular, baixa da acuidade visual e inflamação do segmento anterior e/ou posterior do olho. Diante a evolução rápida, o diagnóstico é essencialmente clínico e torna-se necessário a terapia empírica. Assim, este estudo visou realizar análise clínica e identificar a prevalência de endoftalmite em um serviço público de referência.

Método

Estudo observacional retrospectivo, realizado através de revisão de prontuários de pacientes com diagnóstico confirmado de endoftalmite, atendidos na Fundação Altino Ventura no período entre Janeiro/2015 e Dezembro/2018. Foram analisadas variáveis sociodemográficas e variáveis clínicas, tais como: acuidade visual, agente etiológico, evento causador, submissão à cirurgias, evolução para evisceração, entre outras.

Resultados

Foram avaliados prontuários de 224 pacientes, dentre os quais 122 (54,5%) eram homens. A média da idade foi 56,6 ± 21,4 anos (variação, 1-95 anos). Foram coletadas 118 (52,6%) biópsias para definição do agente etiológico. Entre os eventos causadores da endoftalmite, destacaram-se a cirurgia prévia (93 pacientes – 43,5%), seguido pelo trauma (44 enfermos – 20,6%) e etiologia endógena (39 pacientes – 18,2%). Entre os 118 pacientes que tiveram o humor aquoso coletado, 56 (47,5%) foram negativos e o estafilococos coagulase negativa foi o agente mais frequente, com 19 casos (16,1%). Ao analisar a acuidade visual para longe (AVL) final de acordo com o agente etiológico que causou a endoftalmite, a Klebsiella sp (n=7) e o Streptococcus pneumoniae (n=3) apresentavam pior prognóstico, evoluindo com AVL pior que movimento de mãos em todos os casos (p=0,015). Dentre as cirurgias que foram realizadas previamente à ocorrência da endoftalmite, destacou-se a facoemulsificação com implante de lente intraocular com 62 casos (65,3%). Cerca de 71 enfermos (31,7%) foram submetidos à evisceração ocular.

Conclusões

O agente etiológico, evento causador da endoftalmite e a acuidade visual inicial demonstram ser importantes fatores prognósticos no curso da infecção. A suspeição diagnóstica inicial, juntamente com a identificação do agente etiológico, tornam-se importantes por permitir o tratamento precoce e adequado.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA - Pernambuco - Brasil

Autores

Tiago de Assis Clemente de Araújo, Luan Fellipe Bispo Almeida, Caio Rodrigo de Oliveira Melo, Maria Fernanda Ramos Reinaldo Melo da Cunha, Vasco Torres Fernandes Bravo Filho