Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA MORBIDADE HOSPITALAR DE DOENÇAS OCULARES NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM.

Introdução

Segundo dados do Ministério da Saúde no ano de 2018, 80% dos 25 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência no Brasil, são cegas ou possuem baixa visão, no qual a maioria dos casos poderiam ter sido evitados com um diagnóstico precoce. O número elevado de internações por doenças oculares ocorre principalmente por meio do atendimento eletivo, como catarata e descolamento de retina e por atendimento de urgência nos casos de ceratite. Devido os altos índices de internações, o estudo objetiva analisar e caracterizar as variáveis da morbidade hospitalar relacionadas às Doenças oculares.

Método

Foi realizado um estudo transversal analisando informações do banco de dados do DATASUS referentes à morbidade hospitalar de Doenças oculares na Região Metropolitana de Belém do Pará no período de Janeiro de 2008 à Dezembro de 2018. Foram analisadas as seguintes variáveis: Número de internações; Caráter de atendimento; Número de óbitos; Sexo e Idade.

Resultados

Foram confirmadas 7.874 internações nos últimos 10 anos, sendo registrados: 2284 casos por Outras doenças oculares; 1986 casos por Descolamento de retina; 1669 casos por Catarata; 750 casos por Ceratite; 730 casos por Estrabismo; 305 casos por Conjuntivite; 109 casos por Glaucoma; 22 casos por Transtornos da refração e da acomodação; 14 casos por Inflamação da pálpebra e 5 casos por Cegueira e visão subnormal. A maioria dos casos prevaleceu no sexo masculino, com um total de 4.409 internações (56%), contra 3.465 internações em mulheres (44%). Ocorreram 4177 internações descritas em pacientes acima de 50 anos, representando 53% do total, com prevalência desta faixa etária em todas as doenças analisadas individualmente, exceto nos casos de estrabismo, mais prevalentes em crianças de 5 a 14 anos. Sobre o caráter de atendimento, 6139 casos foram eletivos e 1.735 foram casos de urgência, sendo mais prevalente em todas as patologias, exceto nos casos de Ceratite, no qual, em um total de 750 casos, 550 foram de urgência. Houveram 4 óbitos no total, sendo 2 por Ceratite e 2 devido Outras doenças oculares.

Conclusões

A partir da realização do estudo foi possível observar a expressividade dos casos de doenças oculares e um alto número de internações, sendo a maioria de caráter eletivo, que apesar da alta prevalência dessas patologias, apresentou um baixo número de óbitos associados. Assim, devem-se realizar ações de prevenção e orientação visando o diagnóstico pontual e precoce, ferramentas importantes por impactarem diretamente no nível de qualidade.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

MATEUS COSTA BARBOSA, ALEXANDRE ANTÔNIO MARQUES ROSA, ADRIA ALINE ALVES MONTEIRO, GUILHERME AUGUSTO LIRA RIBEIRO DE ANDRADE, PAULO SÉRGIO MIRANDA DE OLIVEIRA FILHO, LARISSA LORENA LOPES DA SILVA, DEREK FREDERICK SILVA NEWBERY, LUANA DAYANE DO ROSÁRIO FERREIRA