Dados do Trabalho


Título

RECOBRIMENTO CONJUNTIVAL EM LACTENTE COM ÚLCERA DE CÓRNEA EXTENSA

Introdução

A úlcera de córnea é uma emergência oftalmológica com potencial perda da acuidade visual proveniente de infecção. As úlceras de origem bacteriana são as mais comuns, sendo empregado o uso de antibioticoterapia de amplo espectro contra bactérias gram-positivas ou gram-negativas. Quando não há efetividade do tratamento clínico, a abordagem cirúrgica se torna uma alternativa.

Método

Relato de caso de lactente admitido na emergência oftalmológica com úlcera de córnea extensa.

Resultados

Relato de caso: Lactente do sexo masculino, com 10 meses de vida, foi encaminhado por um serviço oftalmológico do interior do estado com relato de úlcera de córnea extensa em olho direito (OD) e com solicitação para avaliação de evisceração neste olho. Estava internado no hospital de sua cidade, fazendo uso de Oxacilina e Ceftriaxona endovenosos. Ao ser admitido, a oftalmoscopia binocular indireta do OD revelou presença de hiperemia conjuntival considerável, associada a importante injeção ciliar, córnea com opacidade difusa e protrusão ocular, caracterizando aspecto “em melting”. Foi associado o uso de Vancomicina e Ceftazidima tópicos de 1 em 1 hora. Porém, após 4 dias de tratamento, o paciente não apresentou melhora clínica. Apesar da sugestão inicial para realização de evisceração, foi realizado ultrassonografia do OD no bloco cirúrgico, na qual não foi evidenciado acometimento posterior da infecção e optou-se pela realização de recobrimento conjuntival. No sétimo dia pós-operatório, o paciente evoluiu com conjuntiva calma, sem presença de injeção ciliar e com recobrimento tópico sem alterações, sendo encaminhado para avaliação ambulatorial em unidade oftalmológica e recebendo alta hospitalar do serviço de pediatria em que estava internado.

Conclusões

O caso relata um lactente com grave acometimento corneano, devido à lesão ulcerosa, que teve a evisceração como terapia cirúrgica inicialmente indicada pela equipe de sua cidade natal. Após a realização do recobrimento conjuntival, o paciente conseguiu evoluir com boa resposta clínica, com manutenção do conteúdo ocular e conseguindo a alta hospitalar.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA - Pernambuco - Brasil

Autores

Tiago de Assis Clemente de Araújo, Luan Fellipe Bispo Almeida, Daniel Machado Medeiros, Natália Regnis Leite Ramalho