Dados do Trabalho


Título

DESCOLAMENTO SEROSO BILATERAL DE RETINA EM GESTANTE COM SÍNDROME HELLP

Introdução

A síndrome HELLP está associada a elevada morbimortalidade materna e fetal e, portanto, o diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para reduzir a morbidade e mortalidade materno e fetal. Neste relato, reportaremos o caso de uma gestante que, além do descolamento prematuro da placenta, apresentou descolamento seroso bilateral da retina como complicação.

Método

Relato de caso de descolamento seroso bilateral de retina em paciente com síndrome HELLP no puerpério imediato admitida em uma emergência oftalmológica.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 22 anos, encaminhada de um serviço terciário de ginecologia e obstetrícia com queixa de baixa de acuidade visual (AV) em ambos os olhos (AO) há um dia. Relata que há dois dias procurou serviço de emergência obstétrica por dor abdominal intensa associada a náuseas e vômitos, sendo diagnosticada com síndrome HELLP e descolamento prematuro de placenta, evoluindo com aborto. Nos antecedentes patológicos negava quaisquer comorbidades. Relatava ser primigesta, apresentando picos pressóricos durante a gestação. Ao exame oftalmológico, apresentou AV com correção de conta dedos a 1 metro em AO; pupilas isocóricas com reflexos fotomotores direto e consensual preservados e simétricos. Biomicroscopia de segmento anterior em AO sem alterações. Tonometria de aplanação em olho direito (OD) de 16mmHg e 10mmHg em olho esquerdo (OE). Ao exame fundoscópico de AO, apresentava vítreo limpo, disco óptico corado com bordos bem delimitados, escavação papilar fisiológica, bolsão móvel de descolamento seroso da retina temporal inferior com extensão de fluido sub-retiniano para área macular. Na tomografia de coerência óptica (OCT) de mácula foi confirmado descolamento seroso da retina. Com base na história e patológica pregressa, foi confirmado o diagnóstico de descolamento seroso de retina bilateral secundário à Síndrome HELLP, sendo adotada conduta expectante.

Conclusões

O diagnóstico precoce e a abordagem terapêutica adequada da síndrome HELLP são fundamentais na prevenção de complicações materna e fetal. Neste relato, a gestante, além do descolamento prematuro da placenta, apresentou descolamento seroso bilateral da retina como complicação. Nestes casos, não há necessidade de qualquer intervenção cirúrgica, sendo adotado a conduta conservadora com suporte clínico adequado até completa resolução do quadro.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Fundação Altino Ventura - Pernambuco - Brasil

Autores

Luan Fellipe Bispo Almeida, Analine Lins De Medeiros, Isadora Diógenes Lopes, Lui Silveira De Andrade