Dados do Trabalho


Título

RETINOPATIA DE PURTSCHER-LIKE EM PACIENTE COM LESÃO RENAL AGUDA POR LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Introdução

A retinopatia de Purtscher-like é uma entidade clínica rara. Entretanto, sua a suspeição diagnóstica sempre deve ser feita em paciente com desordens sistêmicas graves com achados fundoscópicos de dano à microvasculatura retiniana associado a sinais de infarto de fibras nervosas.

Método

Descrever um caso típico de retinopatia de Purtscher-like em paciente com doença renal aguda por Lupus Eritematoso Sistêmico (LES).

Resultados

Paciente do sexo masculino, 43 anos, encaminhado de hospital terciário ao serviço de emergência da Fundação Altino Ventura para avaliação oftalmológica com relato de perda de campo visual central em ambos os olhos (AO) há 4 meses. Na ocasião, paciente com diagnóstico de LES estava em tratamento com pulsoterapia por lesão renal aguda secundária à síndrome nefrótica. Ao exame oftalmológico, apresentou AV com correção de 20/30 em olho direito (OD) e 20/60 em olho esquerdo (OE); pupilas isocóricas com reflexos fotomotores direto e consensual preservados e simétricos; tonometria de 15mmHg em AO. Biomicroscopia de segmento anterior sem alterações. Na fuundoscopia de AO apresentava vítreo limpo, disco óptico corado com bordos bem delimitados e escavação papilar de 0,2, exsudatos algodonosos nos quatro quadrantes com área de confluência e pontos de hemorragias em chama, associados a exsudatos duros em polo posterior com extensão para área macular. No exame de tomografia de coerência óptica (OCT) em AO foi observado presença de exsudatos algodonosos em feixe papilomacular com edema intrarretiniano e exsudatos duros, além de fluido sub-retiniano justafoveal. Campo Visual 24-2 em OD apresentou defeito de campo visual difuso com sensibilidade foveal de 16 dB; em OE apresentou defeito de campo visual central e superior com sensibilidade foveal de 18 dB. Ressonância magnética com contraste sem lesões expansivas. Punção de LCR: pressão de abertura 30 mmH2O; glicose 56 mg/dL; proteínas 29 mg/dL, ausência de polimorfonucleares; VDRL e Tinta da China negativos. Com a hipótese diagnóstica de retinopatia de Purtscher-like, orientou-se acompanhamento oftalmológico com tratamento da doença de base. Após 32 dias de acompanhamento, paciente apresentou melhora importante de quadro, com AV final de 20/20 em AO.

Conclusões

Apesar de ser uma entidade clínica rara, a suspeição diagnóstica sempre deve ser feita em paciente com desordens sistêmicas graves com achados fundoscópicos de dano à microvasculatura retiniana associado a sinais de infarto de fibras nervosas.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Fundação Altino Ventura - Pernambuco - Brasil

Autores

Luan Fellipe Bispo Almeida, Tiago De Assis Clemente De Araújo, Tiago Cavalcanti De Carvalho