Dados do Trabalho


Título

OFTALMIA SIMPÁTICA APÓS TRAUMA OCULAR PENETRANTE

Introdução

A Oftalmia simpática, entidade clínica rara, é caracterizada por uma panuveíte granulomatosa bilateral, que se inicia geralmente após trauma penetrante; o prolapso uveal pode ter sido uma característica do trauma. A patogênese exata ainda é desconhecida. Aparentemente, o trauma penetrante em um olho induz a liberação de antígenos uveais, que iniciam resposta autoimune nos dois olhos.

Método

Relato de caso de paciente portadora de oftalmia simpática evoluindo com excelente resposta ao tratamento imunossupressor precoce.

Resultados

G.S.B, 35 anos, feminino, compareceu ao Serviço de Oftalmologia da FAV após trauma penetrante com vidro em OD. No mesmo dia a paciente foi encaminhada para procedimento cirúrgico, no qual os procedimentos adotados foram sutura de córnea, esclera, pálpebra superior e reconstrução de câmara anterior. A terapêutica pós-operatória instituída foi corticoide sistêmico e tópico, ambos com duração de 1 mês e desmame a cada 5 dias, moxifloxacino tópico por 15 dias e ciprofloxacino sistêmico por 10 dias. Após 36 dias, paciente evoluiu sem complicações e mantinha AV com correção em OD 20/150 e em OE 20/20. Transcorridos 24h pós-desmame de corticoide sistêmico, paciente apresentou baixa de AV súbita em AO. AV com correção em OD passou para conta dedos a 30 cm e em OE para 20/200. A fundoscopia demonstrou DR seroso em todo polo posterior em AO, sem alteração de segmento anterior. A angiofluoresceinografia evidenciou múltiplos pontos de vazamentos perimaculares com aspecto característico de "pin point”, a tomografia de coerência óptica registrou extensa área de descolamento seroso retiniano. Avaliação dos resultados das sorologias descartou doenças infectoparasitárias. Paciente foi encaminhada para internamento devido à gravidade do caso e necessidade de pulsoterapia. Administrou-se metilprednisolona 1mg/kg/dia, via endovenosa, por 3 dias, recebendo alta hospitalar com prednisona em dose imunossupressora (70mg/dia), com redução gradual (10 mg/semana), evoluindo com melhora importante da AV e do descolamento seroso retiniano na primeira semana de tratamento. Após 21 dias de uso de corticoide, paciente apresentava AV com correção em OE (simpatizante) de 20/20 e em OD (simpatizado) de 20/60, com resolução completa do descolamento de retina.

Conclusões

Apesar de prognóstico reservado, a Oftalmia Simpática pode evoluir bem quando o tratamento é instituído de forma precoce, como ilustrado no caso.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Fundação Altino Ventura - Pernambuco - Brasil

Autores

Luan Fellipe Bispo Almeida, Viviane Kely Costa Guedes, Tiago Cavalcanti De Carvalho