Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DOS TRANSPLANTES DE CÓRNEA NO BRASIL NO PERÍODO DE 2012 A 2018

Introdução

O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico simples, de caráter ambulatorial, capaz de corrigir distúrbios de acuidade visual e traumáticos, tendo por indicação mais frequente o ceratocone. Entre os transplantes de órgãos e tecidos, o de córnea é o mais realizado no Brasil e no mundo, de modo que os pacientes enfrentam menos de um mês em sua fila de espera, além de ser oferecido em sua absoluta maioria (95%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita e segura à população. Apesar de muitos estados, como São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Nordeste, já possuírem suas metas alcançadas de modo consolidado, eliminando a fila de espera para o transplante, ainda existem lugares, como boa parte da região Norte do país, nos quais esse projeto - apesar de ter progredido de maneira exponencial durante os últimos anos - ainda caminha para a concretização.

Método

Trata-se de um estudo quantitativo, cujos dados foram obtidos na base do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). Foram analisados os dados do número total de transplantes de córnea de janeiro de 2012 a dezembro de 2018, de acordo com as regiões brasileiras. As variáveis analisadas foram: número total de procedimentos, transplantes em reoperação e transplantes em cirurgias combinadas.

Resultados

Foram realizados 72.921 transplantes de córnea no Brasil de 2012 a 2018. A Região Sudeste apresentou a maior prevalência, com 40.705 (55,8%) procedimentos realizados, seguida pela Região Nordeste, com 11.014 (15,1%). A Região Norte, em oposição, exibiu os menores valores absolutos: 5.311 transplantes (7,2%). Acerca dos anos, em 2017 foram realizados 12.104 (16,59%) procedimentos, representando o maior valor anual no período analisado. Em contrapartida, o ano de 2013 evidenciou o menor valor observado, com 9.202 (12,6%) transplantes. O transplante de córnea em cirurgias combinadas totalizou 1.935, havendo predomínio da Região Sudeste na realização de tais procedimentos, com 1.654 (85,4%). No que tange às reoperações, observou-se um total de 3.003 cirurgias.

Conclusões

O estudo demonstrou uma disparidade significativa na oferta do transplante de córnea entre as regiões do Brasil. Em vista disso, torna- se evidente a necessidade de maiores investimentos na saúde pública, em especial nas áreas mais negligenciadas, com o objetivo de minimizar homogeneamente a morbidade de patologias tratáveis pelo procedimento.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil, Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Maria Clara Neres Iunes de Oliveira, Bárbara Gabriel Mafra, Bruno Braz Araújo, Mariana do Nascimento Eiró, Matheus Ferreira Santos da Cruz, Victória Oliveira da Costa, Rita Helena Vallinoto Silva de Araújo