Dados do Trabalho


Título

Deformidade corneana em usuário de lente de contato: Relato de Caso

Introdução

As alterações topográficas podem ocorrer secundariamente ao uso de lentes de contato duras ou gelatinosas. O termo "corneal warpage" é utilizado para denominar as deformidades corneanas causadas pelas lentes. O quadro topográfico da fase inicial do ceratocone pode ser muito parecido com o de um paciente com este quadro. Sendo assim, demonstraremos uma paciente candidata a cirurgia refrativa, usuária de lente de contato gelatinosa que desenvolveu quadro de "corneal warpage", diagnosticado e acompanhado por topografias e exames clínicos seriados.

Método

relato de caso

Resultados

A paciente é uma engenheira de 32 anos usuária de lente de contato gelatinosa há 10 anos. No primeiro exame no dia 14/05/2019, a refração do OE foi de -7,50 Esf – 0,25 Cil 129° e a ceratometria era 44.8 @ 150 x 45.3. Foi feita topografia, que se mostrou compatível com FFKC, com IDH 0.020, K max 47,3D e TKC “possible”. Pediu-se para a paciente retornar em sete dias e reforçou a suspensão do uso da lente de contato gelatinosa nesse período. Após uma semana, uma topografia de controle mostrou IDH 0.017, K max 46,2D e ainda TKC “possible”, com diminuição da curvatura central e aplanamento da periferia inferior. Manteve-se suspenso por mais sete dias o uso da lente (27/05/2019) e avaliou-se uma nova topografia de controle em que observou IDH 0.006, K max 45,3D e TKC “normal”.

Conclusões

O caso apresentado evidencia a ocorrência de deformidade corneana no uso de lente gelatinosa. Concluiu-se que o uso da lente de contato gelatinosa induziu a um falso ceratocone no olho esquerdo. Dessa forma, deve-se salientar a importância da topografia seriada nos pacientes usuários de lente de contato para diferenciação do “corneal warpage” e ceratocone. Com isso, haverá maior confiabilidade e reprodutibilidade nos pacientes candidatos a cirurgia refrativa.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

EMESCAM - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Espírito Santo - Brasil

Autores

Carolina Zuccolotto Pereira, Mara Theiss, Marcelo Wesley Lopes Dall Col, Monise Casagrande Aragão, Bruno Valbon