Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO NÚMERO DE TRANSPLANTE DE ESCLERA NAS DIVERSAS REGIÕES DO  BRASIL NO PERÍODO DE 2014 A 2018

Introdução

A cirurgia de transplante de órgãos diz respeito a uma das técnicas médicas mais difundidas nas últimas décadas, consolidando-se cada vez mais como um dos maiores avanços da medicina. Entre esses órgãos, o olho é um dos que possui alguns tecidos passíveis de doação, são eles: córnea e esclera. No que se refere a esclera, ela, como todos os tecidos, pode ser sítio de afecções propriamente oculares ou até mesmo refletir manifestações sistêmicas. Isso se manifesta, principalmente, nos casos de esclerite infecciosa, queimaduras, traumatismos e complicações pós-operatórias – defeitos esclerais nos quais a prática cirúrgica referida é habitual.

Método

Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram obtidos por meio de consulta a base de dados SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares do SUS), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Analisou-se os dados de 2014 a 2018 que descrevem o número de transplantes de esclera nas diferentes regiões brasileiras.

Resultados

Foram realizados 601 transplantes de esclera no período de 2014 a 2018. A região Sudeste apresentou a maior prevalência de transplantes de esclera, totalizando 297 (49,41%), em seguida da região Sul, onde foram realizados 188 (31,28%). Em oposição, a região Norte apresentou 72 (11,98%) transplantes de esclera, seguida da região Centro-Oeste apresentando 29 (4,82%) e, por último, a região Nordeste com 15 (2,49%). No estado de Santa Catarina, foram realizados 123 transplantes de esclera (20,46%), exibindo o maior número de transplante entre todos os estados do país.

Conclusões

O estudo realizado demonstrou que o número de transplantes de esclera no Brasil tem diminuído nos últimos anos, exceto pela região Sul. Tal fato demonstra a provável necessidade tanto do aprimoramento de técnicas, posto que se refere a um recurso com inúmeras vantagens, quanto do fornecimento de informação para a população brasileira acerca da importância do transplante de órgãos, prática que não possui custo e diz respeito a um ato humanitário, podendo beneficiar muitos pacientes sem distinção de sexo, raça, credo e demais particularidades.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil, Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Mariana do Nascimento Eiró, Victória Oliveira da Costa, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Bárbara Gabriel Mafra, Bruno Braz Araújo, Maria Clara Neres Iunes de Oliveira, Matheus Ferreira Santos da Cruz, Rita Helena Vallinoto Silva de Araújo