Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PEDIÁTRICOS COM CATARATA NO ESTADO DO PARÁ

Introdução

A catarata é considerada uma das principais causas de cegueira tratável e prevenível em idade pediátrica, sendo de causa idiopática ou relacionada a outros fatores, como doenças infecciosas, genéticas, metabólicas ou traumáticas. O prognóstico visual das crianças depende de uma abordagem terapêutica adequada, sendo fundamental o diagnóstico e intervenção precoce, reduzindo, assim, a prevalência de doenças relevantes que podem surgir na infância, tais como a ambliopia e a baixa visão na infância. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi descrever o perfil epidemiológico da catarata na população pediátrica no Estado do Pará.

Método

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, realizado por meio da análise de dados secundários, disponíveis na base de dados do sistema DATASUS durante o período compreendido de janeiro de 2010 a dezembro 2018. Foram incluídos na pesquisa apenas os dados disponibilizados na plataforma, sendo excluídas as informações que não sejam referentes ao período de análise do estudo. Os dados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos utilizando-se o programa Microsoft Excel.

Resultados

Entre janeiro de 2010 e dezembro de 2018 foram registrados 2.938 casos de catarata no Estado do Pará, sendo encontrados 173 casos em crianças e adolescentes de zero a 19 anos, demonstrando uma prevalência de 5,8% dessa patologia ocular na população pediátrica. Em relação à etnia dessas crianças e adolescentes, 9 pacientes eram brancos (5,3%), 140 eram pardos (80,9%) e 7 amarelos (4%) e 17 (9,8%) não obtiveram informações.
Desses 173 casos, 100 (57,8%) ocorreram no sexo masculino e 73 (42,2%) ocorreram no sexo feminino. Em relação a faixa etária, apenas 4 casos (2,3%) ocorreram nos menores de 1 ano; 31 casos (17,9%) ocorreram entre 1 a 4 anos de idade; 63 casos (36,4%) ocorreram entre indivíduos de 5 a 9 anos; 52 casos (30,1%) entre 10 e 14 anos e 23 casos (13,3%) ocorreram em pacientes de 15 a 19 anos de idade.
Observou-se que, segundo os Municípios, a cidade com mais casos de catarata foi Belém com 117 casos, seguida de Marabá com 35 casos e outras com menos de 6 casos cada.

Conclusões

No Estado do Pará, observou-se um perfil epidemiológico do sexo masculino, com 5 a 9 anos, de pardos e residentes de Belém. Apesar da baixa prevalência da doença na faixa etária pediátrica, a catarata pode causar baixa visão permanente caso não seja tratada em tempo hábil, justificando a relevância de diagnóstico e tratamento precoce.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Mato Grosso do Sul - Brasil, Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Matheus Ferreira Santos da Cruz, Bárbara Gabriel Mafra, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Bruno Braz Araújo, Maria Clara Neres Iunes de Oliveira, Mariana do Nascimento Eiró, Victória Oliveira da Costa, Rita Helena Vallinoto Silva de Araújo