Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA REALIZAÇÃO DE FOTOCOAGULAÇÃO DE RETINA A LASER NAS REGIÕES DO BRASIL ENTRE 2015 E 2018

Introdução

Entre as formas mais graves da retinopatia, tem-se a proliferativa, a qual ocasiona o crescimento de novos vasos anormais que proliferaram para o interior do olho causando graus variados de destruição da retina, sendo, portanto, a principal forma causadora da cegueira. Dessa forma, visando o tratamento de tal problema, tem-se a fotocoagulação da retina a laser, na qual o laser emitido pelo aparelho é absorvido pelo Epitélio Pigmentar da Retina (EPR) e transformado em calor, gerando a destruição dos neovasos e uma cicatrização da retina, de modo a evitar possíveis complicações. No Brasil, do total de portadores de Diabetes Mellitus, 15% a 40% apresentam retinopatia diabética. Apesar do número alarmante, houve uma redução do número de complicações ocasionadas por tal retinopatia e, assim, faz-se importante relacionar essa progressão com o aumento da realização de fotocoagulação da retina a laser.

Método

Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram obtidos por meio da base de dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), disponibilizado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram analisados os dados de 2015 a 2018 acerca da realização de fotocoagulação de retina a laser nas regiões do Brasil.

Resultados

Foram realizadas 19.150 procedimentos de fotocoagulação de retina a laser no Brasil entre 2015 e 2018, sendo 2.396 em 2015 e 7.916 em 2018, observando um aumento de 230%. Entre as regiões, o Sul foi o que apresentou o maior taxa de realização de tal procedimento, com 7.241 (37,81%), seguido da região Sudeste com 5.985 (31,25%), região Norte com 3.089 (16,13%), região Nordeste com 2.776 (14,49%) e por último a região Centro-oeste, com apenas 59 (0,30%).

Conclusões

Dessa forma, demonstra-se o aumento da realização do procedimento de fotocoagulação a laser no Brasil entre 2015 e 2018. Nesse contexto, tal situação indica uma possível melhora das complicações mais graves da retinopatia diabética, visto que, tal procedimento é um considerado um dos mais efetivos no combate de retinopatia proliferativa. Sendo assim, torna-se de fundamental importância a persistência da realização da fotocoagulação de retina a laser no Brasil.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil, Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Bruno Braz Araújo, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Bárbara Gabriel Mafra, Maria Clara Neres Iunes de Oliveira, Mariana do Nascimento Eiró, Matheus Ferreira Santos da Cruz, Victória Oliveira da Costa, Rita Helena Vallinoto Silva de Araújo