Dados do Trabalho


Título

Correção de altas ametropias com implante de lentes fácicas de câmara anterior.

Introdução

A miopia é uma ametropia que cursa com perda de visão de longe, podendo ser classificada quanto ao grau em baixa, média e alta miopia. O tratamento é feito através de óculos, correção cirúrgica a laser ou implante de lentes intraoculares (LIO) fácicas. O uso de LIO fácicas é pertinente em pessoas que tem contraindicações para os outros tipos de tratamento cirúrgico, sendo indicadas principalmente para portadores de altas miopias. Elas tem vantagens ao tratamento cirúrgico a laser pois acarretam menos glares pós-cirúrgicos, abrangem um maior espectro de dioptrias e geram maiores níveis de satisfação. As principais complicações são: Diminuição da contagem de células endoteliais, catarata, descolamento de retina, irite, glaucoma secundário, descentralização da lente e hifema.

Método

Foi realizado uma análise retrospectiva de casos nos últimos 10 anos onde foi avaliado os resultados da cirurgia de implantação de lentes fácicas de câmara anterior feitas em 44 olhos. Foram avaliadas as complicações intraoperatórias e as pós-operatórias em visitas seguintes, de valores de acuidade visual, refração, microscopia especular e topografia corneana.

Resultados

A acuidade visual maior que 20/60 foi obtida em 42 olhos, sendo que 31 olhos alcançaram acuidade visual superior a 20/30 . A perda média de células endoteliais foi de 221 células por milimetro quadrado em um ano. A única complicação intraoperatória documentada foi uma crise hipertensiva durante a cirurgia. Edema de córnea foi a complicação pós-operatória mais comum ocorrendo em 4 olhos, dor ocular foi relatado em 2 olhos. Além disso, teve relatos de aumento da pressão intraocular (PIO 30), ptose palpebral e conjuntivite. Um paciente evoluiu para descolamento de retina pós-cirúrgico, neste foram necessárias duas cirurgias vitreo-retinianas, sendo que o paciente permanece com óleo de silicone. Por ser paciente alto míope, foi necessário explante de LIO fácica em conjunto com facoemulsificação e implante de lente intraocular.

Conclusões

A utilização de lentes fácicas de câmara anterior são efetivas no tratamento de altas ametropias. Essa abordagem abrange um maior espectro de dioptrias se comparadas ás cirurgias refrativas a laser. Esse estudo demonstra a capacidade das lentes intraoculares fácicas de câmara anterior de corrigirem satisfatoriamente altas ametropias com poucas complicações intraoperatórias e pós-operatórias, garantindo conforto e segurança aos pacientes, ocorrendo casos pontuais de complicações, em sua maioria de fácil resolução.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Hospital Provisão - Paraná - Brasil, Unicesumar - Paraná - Brasil

Autores

Rafael Bauer Doveinis, Giovanna Dante Vercezi