Dados do Trabalho


Título

Efeito anestésico do cloridrato de proximetacaína a 0,5%: ensaio clínico randomizado sobre a comparação entre a instilação de gota em olhos abertos e a vaporização em olhos fechados.

Introdução

O uso de colírios anestésicos tópicos é muito frequente em oftalmologia. Vaporizadores oculares comerciais liberam apenas lubrificantes. Os autores não encontraram na literatura publicações sobre vaporização ocular de anestésicos tópicos.

Os objetivos deste trabalho foram: comparar a eficácia anestésica corneana do cloridrato de proximetacaína a 0,5% por vaporização em olho fechado em relação à instilação de gota em olho aberto em indivíduos que irão realizar exame de tonometria de aplanação. Avaliar o nível de dificuldade e a praticidade entre os métodos de administração.

Método

Ensaio clínico controlado, randomizado, pareado e mascarado realizado entre agosto de 2018 e maio de 2019, envolvendo 100 olhos de 50 pacientes na Policlínica Ronaldo Gazolla - RJ, sem doenças oculares ou sistêmicas que comprometam a sensibilidade corneana. Foi instilada 1 gota de proximetacaína a 0,5% em um olho aberto e foi feita aplicação de vaporizador do mesmo colírio no olho contralateral estando este fechado. A sensibilidade corneana foi medida com estesiômetro de “Cochet e Bonnet” antes da aplicação, 1, 5, 10 e 15 minutos após. O processo de instilação ou vaporização foi observado quanto a sua adequação técnica. Após o processo foram feitas perguntas ao paciente, avaliando o nível de facilidade e dificuldades percebidas entre os métodos.

Resultados

A média de idade dos pacientes foi de 59 anos e 74% eram do sexo feminino. As médias da estesiometria nos olhos instilados por gota antes da administração tópica, 1 minuto, 5 minutos, 10 minutos e 15 minutos após foram respectivamente: 5,72; 0,42; 0,84; 1,6; e 3,02. Nos olhos vaporizados, os valores para os mesmos tempos foram: 5,66; 078; 1,26; 1,74 e 3,08. O teste de ANOVA para 2 fatores e medidas pareadas demonstrou diferença significativa em cada grupo em função do tempo e ausência de diferença significativa entre grupos ou interação entre os grupos. Em relação à instilação de gotas, 98% consideraram a experiência fácil ou muito fácil e 2% difícil ou muito difícil. Em relação à vaporização, os valores foram, respectivamente, de 96% e 0%. A média de instilações e vaporizações foi semelhante e não houve toque de tecidos oculares com o colírio ou vaporizador.

Conclusões

As aplicaçoes tópicas apresentaram efeito anestésico semelhante. Foi possível a realização do exame de tonometria de aplanação entre 1 e 5 minutos da anestesia. O nível de facilidade foi maior para os pacientes vaporizados e a praticidade da aplicação foi semelhante para os dois grupos.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Universidade Estacio de Sá - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gabriel LIma Benchimol, Julia Mello Ganem, Victor Hermano Caldas, Vitoria Nogueira Faulhaber, Arlindo Jose Freire Portes