Dados do Trabalho


Título

Resultado refracional em lenticone secundário à Síndrome de Alport. Como calcular o target e qual a melhor opção de LIO para cada caso.

Introdução

A síndrome de Alport é uma doença progressiva hereditária com comprometimento renal, auditivo e oftalmológico. Mutações envolvendo a cadeia alfa-5 do colágeno tipo IV, encontrado nas membranas basais do glomérulo, cóclea, saco capsular e retina, estão associadas a esta síndrome. Os achados oculares mais comumente relatados são lenticone anteriores, flecks maculares, catarata e distrofia corneana polimorfa posterior. Além desses achados, erosão epitelial corneana recorrente, ruptura capsular anterior do cristalino espontâneo, lenticone posterior, buraco macular gigante e afilamento macular temporal foram relatados.

Método

Pretende-se mostrar um caso de Síndrome Alport com lenticone anterior utilizando estudo detalhado de segmento anterior e discutir o alvo refracional em cada caso.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 24 anos, portador da Síndrome de Alport com histórico de transplante renal prévio, procurou atendimento com queixa de perda progressiva da acuidade visual à despeito dos óculos. Apresentou ao exame oftalmológico acuidade visual corrigida de 20/80 no olho direito e 20/100 no olho esquerdo. A biomicroscopia revelou lenticone anterior bilateral com opacidade no ápice do cone. A pressão intraocular e o fundo de olho não apresentaram alterações em ambos os olhos (AO). Foi realizado Pentacam e OPD Scan.A ceratometria demonstrada pelo Pentacam foi de 41.16 @13 x 44.64@103 no OD e 40.86 @172 x 44.23 @ 82 no OE. O diâmetro axial encontrado foi de 24.85 no OD e 24.79 no OE.Foi realizada facoemulsificação com implante de lente monofocal tórica (Tecnis ZCT400) sem intercorrências em AO.Após a cirurgia, o exame oftalmológico revelou acuidade visual com melhor correção igual a 20/20 em AO e satisfação do paciente.

Conclusões

Optamos por implantar LIO monofocal tórica, considerando a idade do paciente ,possibilidade de desenvolvimento a longo prazo de alterações corneanas e retinianas já demonstradas na história natural da doença e astigmatismo corneano significativo (> 3,0D).O paciente foi orientado sobre a provável necessidade de correção óptica para presbiopia ou implante de LIO Sulcoflex ® com objetivo de corrigir ametropias esféricas ou cilíndricas pseudofácicas ou, ainda, da presbiopia pseudofácica. Um estudo recente mostra que o astigmatismo pós-operatório de >1,5D comprometeu a visão intermediária e a distância em olhos com LIO multifocal. Essa diminuição foi mais proeminente em olhos com uma LIO multifocal do que em olhos com uma LIO monofocal.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Cínica Oftalmológica do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - São Paulo - Brasil

Autores

Amanda de Alcantara Almeida Costa, Mário Henrique Camargos de Lima, Jonas Rufino Silva Neto, Bianca Portal Silva, Camila Rodrigues Ribeiro de Souza, Gabriella Ramos Pricoli, Gustavo de Paiva Castro, Alberto Basile Neto