Dados do Trabalho


Título

Queimadura Térmica Ocular: Relato de Caso

Introdução

Relatar o caso clínico de um paciente com queimadura ocular, avaliando a qualidade lacrimal, a fim de divulgar o acidente de trabalho e tornar seu tratamento o mais precoce possível.

Método

Exame oftalmológico do paciente, documentado por meio de registro em prontuário e exames complementares.

Resultados

As queimaduras oculares são consideradas emergências oftalmológicas pois podem causar lesões graves na superfície ocular. Nas queimaduras térmicas, as lesões ocorrem devido ao contato direto de materiais com alta temperatura e as estruturas oculares. Dessa forma, podem afetar as pálpebras e romper a barreira mecânica que fornece proteção ao globo ocular. Sendo assim, como tratamento, é essencial a imediata limpeza do globo ocular e da pálpebra, realização de antibiótico tópico a fim de evitar infecções secundárias e colírio lubrificante. Ademais, em casos mais graves pode ser necessária a realização de cirurgia para reconstrução de estruturas comprometidas, como pálpebra ou saco conjuntival e até mesmo transplante de córnea. O prognóstico de um paciente com queimadura ocular térmica pode ser definido de acordo com a Classificação de Hopper-Hall. Essa classificação nos permite avaliar o nível de comprometimento ocular, de acordo com as alterações que os pacientes apresentam. No caso descrito, o paciente apresenta ao exame de biomicroscopia: abrasão de córnea e conjuntiva bulbar temporal, com extensão de 2/3 superiores da córnea, acometendo eixo pupilar com haze corneano adjacente e isquemia limbar moderada. Essas alterações oculares nos permitem classificar a queimadura ocular em grau ll, apresentando assim, prognóstico bom.

Conclusões

A queimadura ocular térmica é uma emergência oftalmológica que necessita de tratamento precoce pois pode acarretar danos irreversíveis a acuidade visual do paciente. O manejo adequado inclui antibioticoterapia tópica, limpeza da lesão e melhora do filme lacrimal, sendo necessário o acompanhamento periódico do paciente.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Hospital Municipal Souza Aguiar - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Victória Queiroz Abi-Ramia Chimelli, Daniele Bravim Longo, Celso V Vilhena Junior, Cynthia R Mendes, Lívia Braga Texeira, Rafaela S Ramalho, Annamaria C Barbosa, Arlindo J F Portes