Dados do Trabalho


Título

Perfil dos pacientes submetidos a crosslinking pelo SUS em Hospital Federal

Introdução

Descrever o perfil demográfico-epidemiológico dos pacientes submetidos a crosslinking pelo SUS no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB).

Método

Todos os prontuários dos pacientes submetidos a crosslinking no HFB durante o periodo de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019 foram revisados. Os dados analisados foram idade, gênero, indicação do crosslinking, acuidade visual com melhor correção, ceratometria (k)e paquimetria central pré operatórias, formato e localização do ceratocone.

Resultados

Foram analisados os prontuários de 30 pacientes nos quais o crosslinking foi realizado em 38 olhos. A média (desvio padrão) de idade foi 19 (4,4) anos, 77 % eram do sexo masculino e 23% sexo feminino. Todos os pacientes apresentavam diagnóstico de ceratocone realizado através de topografia corneana, sendo que em 41% dos casos a indicação do crosslinking foi feita no diagnóstico e em 63% dos casos a indicação foi feita após detecção de piora de duas linhas da acuidade visual corrigida e/ou aumento de 1 D do K máximo em um período de até  1 ano. Em relação a acuidade visual corrigida,39% apresentavam visão pior que 20/200 e apenas 3% apresentavam visão melhor ou igual a 20/30 no olho submetido a crosslinking. Os pacientes apresentavam em média 459,7 (42,8) micra de espessura corneana central, variando de 393 a 566 micra. A média do k mais curvo foi de 59,3D (8,5D) e do k mais plano 52,7D (5,6D). Os pacientes apresentavam em média 6,51D (5,3D) de astigmatismo corneano. A ceratometria média foi de 54,4 D (11,3D) variando de 46D a 71,3D.

Conclusões

Tratam-se de pacientes apresentando ceratocone em fase mais avançada, geralmente referidos de outras instituições, ressaltando a importância de se fazer um diagnóstico precoce. 

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Hospital Federal de Bonsucesso - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Maria Clara da Silva Maia, Mailli Fazolatto, Camila Zubacz, Alana Vitória Gonçalves , João Carlos Dominice Santana , Danilo Teixeira Valente Rolim, Haroldo Vieira Moraes, Beatriz Fiuza Gomes