Dados do Trabalho


Título

Abordagem sequencial DMEK- facoemulsificação- anel intraestromal corneano em paciente com Distrofia Endotelial de Fuchs e ceratocone concomitantes

Introdução

Objetivo: Descrever caso de paciente com ceratocone e Distrofia Endotelial de Fuchs (DEF) submetido a ceratoplastia endotelial lamelar profunda (DMEK), facectomia com implante de lente intraocular (LIO) e implante de anel intraestromal em olho esquerdo (OE) com bom resultado visual e anatômico final. Discutir as melhores estratégias de abordagens cirúrgicas para casos como este.

Método

Revisão retrospectiva de prontuário.

Resultados

Paciente sexo feminino, 47 anos, procurando o serviço com queixa de piora progressiva da acuidade visual. História prévia de ceratocone em ambos os olhos. Ao exame: melhor acuidade visual corrigida (MAVC) de 20/25 olho direito (OD) e 20/60 OE; biomicroscopia: Guttata moderada e ectasia corneana em ambos os olhos sugestivas de DEF e ceratocone, respectivamente; cristalinos transparentes. Diagnósticos confirmados por exames complementares. Optado pela realização de DMEK em OE. Devido a dificuldades durante a cirurgia, a paciente evoluiu com catarata neste olho tendo a necessidade de se submeter a facectomia com implante de LIO 3 meses após cirurgia inicial. MAVC OE: 20/60 com topografia corneana com astigmatismo irregular e aumento curvatura paracentral inferior. Optado pelo implante de anel intraestromal( 160º/200 micras/profundidade corneana 345 micras) com acuidade visual final de 20/30 sem correção e MAVC 20/25 a partir de diminuição da refração manifesta esférica e cilíndrica. Topografia final com diminuição das irregularidades em mapa de curvatura axial anterior.

Conclusões

Aspectos como idade, transparência cristaliniana, grau de ectasia e distrofia endotelial, erro refrativo e condições de córnea anterior devem ser levados em conta na decisão entre o tipo de transplante a ser realizado e sua associação ou não com a facectomia e implante de LIO em paciente com DEF e ceratocone. O anel intraestromal corneano se mostrou como uma boa opção refrativa, proporcionando bom resultado visual final.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Guilherme Garcia Criado, Gustavo Amorim Novais, Renato Ambrósio Junior, Nelson Sena Junior, Alexandre de Carvalho Mendes Paiva, Vinicius Secchim de Britto, Isabella Vieitas Michelini , Thiago José Muniz Machado Mazzeo