Dados do Trabalho


Título

CERATOPATIA EPITELIAL POR RECIDIVA PÓS TRAUMÁTICA DE HERPES VÍRUS SIMPLES (HSV)

Introdução

Complicações oculares causadas pelo vírus herpes simples (HSV) incluem infecções na pálpebra, conjuntiva, córnea, infecções intra-oculares e retinite. A infecção primária por HSV geralmente responde à terapia antiviral e geralmente não está associada a complicações sérias. Por outro lado, a infecção recorrente representa uma séria ameaça à visão. A reativação espontânea e recorrente é facilitada pela latência, que fornece um reservatório viral dentro da população. As recidivas podem ser desencadeadas por febre, alterações hormonais, exposição ultravioleta, estresse psicológico, trauma ocular, manipulação do nervo trigêmeo, cirurgias e excimer laser.

Método

No presente relato, descrevemos um caso de recidiva de manifestações oculares de ceratite epitelial por HSV após trauma ocular, e confirmação do diagnóstico após boa resposta ao tratamento antiviral iniciado.

Resultados

Paciente de 60 anos do sexo feminino procura atendimento no Provisão Hospital de Olhos de Maringá no dia 26/03/2019 com a queixa de ulceração em olho esquerdo (OE) após trauma ocular há 30 dias.
Após a lesão paciente se automedicou por 3 dias com nafazolina colírio 0,15mg/ml e água boricada 3%. Procurou atendimento em outro serviço oftalmológico, onde foi prescrito lente de contato, solução salina hipertônica, dimetilpolisiloxane, dexpantenol gel 50mg/g, cloridrato de ciprofloxacino colírio 3,5mg/ml e acetato de fluormetolona suspensão oftálmica 0,1%.
Refere história prévia de herpes simples com acometimento ocular em OE, com melhora dos episódios anteriores ao uso de aciclovir oral e em pomada. Ao exame, acuidade visual sem correção (AVSC) no olho direito (OD) 20/20 e em OE CD. Úlcera na córnea esquerda com aspecto dendrítico e flare na câmara anterior.
Foi coletado material para cultura e antibiograma, esfregaço de Tzanck e solicitado sorologias. Foi suspenso o tratamento prévio e alternativamente prescrito aciclovir via oral 200mg e pomada oftálmica 30mg/g 5 vezes ao dia, pomada oftálmica de acetato de retinol (10.000 UI/g), aminoácidos (25mg/g), metionina (5 mg/g) e cloranfenicol (5 mg/g) 2 vezes ao dia, hialuronato de sódio solução oftálmica 0,15% a cada 2 horas, cloridrato de moxifloxacino solução oftálmica 5,45 mg/ml 4 vezes ao dia e atropina colírio 1% 1 vez ao dia.

Conclusões

Apesar dos exames negativos, a história clínica, características da lesão e a resposta adequada ao tratamento antiviral confirmaram o diagnóstico de ceratopatia por HSV-1, e justificaram a manutenção do plano terapêutico.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Provisão Hospital de Olhos de Maringá - Paraná - Brasil, UniCesumar - Paraná - Brasil

Autores

Nathalia Fengler Rodrigues, Carina Stadiniski, Edna Almodin