Dados do Trabalho


Título

NEURITE ÓPTICA UNILATERAL INFECCIOSA

Introdução

A Doença da Arranhadura do Gato (DAG) é ocasionada principalmente pela Bartonella henselae e os doentes podem apresentar manifestações conhecidas como DAG atípica que inclui envolvimento ocular. A Síndrome Oculoglandular de Parinaud e Neurorretinite são manifestações oculares associadas à infecção. A anamnese cuidadosa aliada ao exame clínico sugere o diagnóstico, porém, quando o diagnóstico etiológico é complexo, é necessário exames complementares para confirmação. Os autores descrevem o caso clínico de um paciente com neurite óptica unilateral cujo diagnóstico de DAG ocorreu baseado na história epidemiológica e exames complementares. O objetivo é ilustrar como o diagnóstico diferencial de neurites ópticas unilaterais persistentes pode ser um desafio para os médicos envolvidos dada a ampla gama de patologias que apresentam a mesma clínica.

Método

Paciente masculino, 14 anos, etnia asiática, relatou ter ido a um acampamento recentemente e compareceu para avaliação em 08/03/2019 com queixa de BAV há 3 meses. Ao exame apresentava AV s/c OD: 20/25 e OE: 20/20. PIO: 17/20mmHg. A fundoscopia evidenciou em OD, disco óptico de limites imprecisos entre outros achados. Por se tratar de edema de disco unilateral em faixa etária adolescente, aventado as hipóteses diagnósticas (HD) de: DAG, Doença de Lyme e Doença desmielinizante. Foi instituído tratamento com Doxiciclina, 100 mg, 12/12 horas que cumpriu durante 10 dias. Os exames sorológicos confirmaram HD de infecção por B. henselae.

Resultados

Em retorno dia 02/05/2019, na reavaliação, após o início da terapêutica, não apresentava edema de disco óptico e ocorreu melhora da AV s/c de 20/20 AO. A causa mais frequente de neurorretinite é a B. henselae, identificada em aproximadamente 60% dos casos. A abordagem da etiologia da neurorretinite ou neurite, é de extrema importância e deve ser baseada em uma história clínica aprofundada com ênfase nos possíveis fatores de risco para doenças infecciosas, buscando a exclusão de causas não infecciosas.

Conclusões

O presente caso clínico ilustra uma manifestação rara da DAG, alertando para a importância da formulação de hipótese diagnóstica baseada na clínica e epidemiologia, associada a exames complementares que guiam a terapêutica mais apropriada para casos de neurite óptica unilateral bem como para a correta orientação ao doente. A antibioterapia instituída precocemente, obteve rápida resposta clínica, o que sustenta o benefício dessa estratégia terapêutica.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Hospital Provisão - Paraná - Brasil, Unicesumar - Paraná - Brasil

Autores

Giovanna Dante Vercezi, Rafael Bauer Doveinis, Rodrigo Carvalho Oliveira