Dados do Trabalho


Título

HAMARTOMA CONGÊNITO SIMPLES DO EPITÉLIO PIGMENTAR DA RETINA: RELATOS DE CASO.

Introdução

O hamartoma congênito simples do epitélio pigmentar da retina é um raro tumor do epitélio pigmentar da retina, existindo poucos relatos na literatura a respeito do mesmo, sendo considerado uma das causas de pseudomelanoma.

Método

Avaliação de 04 prontuários eletrônicos de pacientes com diagnostico de hamartoma congenito simples do epitelio pigmentar da retina de um hospital publico em Teresina- Piaui correlacionando -os com exames como retinografia , angiografia e OCT.

Resultados

: Quatro pacientes com diagnóstico de hamartoma congênito simples do epitélio pigmentar da retina (HCSEPR) foram examinados na Clínica Oftalmológica do Hospital Getúlio Vargas ( HGV ) em Teresina-Piauí. Dois pacientes eram do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idades de 44, 45, 50 e 60 anos. Todos foram unilaterais, sendo o olho direito acometido duas vezes e o olho esquerdo duas vezes. Os pacientes foram diagnosticado em exame oftalmológico de rotina, com visão normal no olho contralateral, e o restante do exame dentro dos limites de normalidade. A acuidade visual nos olhos acometidos foi de 20/20 em dois olhos, 20/30 em outro e 20/60 no último. Os pacientes foram submetidos a retinografia, angiofluoresceinografia, e dois a tomografia de coerência óptica ( OCT ). Todos os pacientes apresentaram nódulos pigmentados protrusos com dimensões menores do que 1mm ( < 1mm de diâmetro ) e < 2,5mm de espessura, sendo localizados: perimacular temporal superior, perifoveal nasal inferior, perifoveal inferior e perifoveal nasal. A angiofluoresceinografia demonstrou hipofluorescência por bloqueio ( efeito máscara ) correspondente à lesão em todos os pacientes, e em três pacientes havia hiperfluorescência transmitida em torno da lesão. O OCT em dois pacientes demonstrou abaulamento da depressão foveal, aumento da espessura macular, hiperefletividade do epitélio pigmentar da retina com sombreamento das estruturas internas retinianas e coroidianas. Em todos os pacientes foi adotado conduta expectante, sendo os pacientes avaliados periodicamente.

Conclusões

Estes relatos resumem quartro casos de hamartoma congênito simples do epitélio pigmentar da retina, sendo importante acompanhá-los a longo prazo para descartar o crescimento do tumor e características malignas.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - Piauí - Brasil

Autores

MICHELE SETUBAL DEUSDARA, EDNALDO ATEM GONÇALVES, GLINYAN GUERRA SANTOS, AMANDA NASCIMENTO TEXEIRA, PAULO EDUARDO MUNIZ DE ANDRADE , MARIANA BATISTA GONÇALVES, ROSSANA FONSECA CASIMIRO, CAROLINE PINHEIRO LIMA