Dados do Trabalho


Título

Invasão Intraocular nos carcinomas espinocelulares conjuntivais: relato de 7 casos e revisão de literatura

Introdução

O carcinoma espinocelular (CEC) se caracteriza por uma lesão maligna na superfície ocular na qual as células displásicas penetram a membrana basal, com potencial para invasão intraocular e para gerar metastases;

Método

Análise retrospectiva de prontuários medicos dos pacientes atendidos no ambulatório de Oncologia Ocular da UNIFESP/EPM de março/2015 a Agosto/2018.

Resultados

Dos 872 pacientes novos atendidos em nosso ambulatório, 164 (18.8%) apresentavam CEC, sendo que apenas 7 (4.2%) destes apresentavam invasão intraocular confirmada por biomicroscopia ultrassônica (UBM). A idade média destes pacientes com carcinoma invasivo era de 66,28 (± 21.79), sendo, em sua grande maioria (4) homens (57.1%). Todos os pacientes foram tratados com enucleação modificada, e radioterapia externa não foi necessária. Todos os casos também tiveram confirmação de doença intraocular pela patologia. Dos 7 casos encontrados, nenhum tinha história de imunossupressão, e 2 pacientes apresentavam história de carcinoma pérvio em outra localização que não ocular (adenocarcinoma prostático em um indivíduo e neoplasia escamosa em língua em outro). Apenas um paciente era hipertenso e diabético.

Conclusões

As características encontradas nos pacientes em questão são semelhantes as encontradas em estudos previamente publicados, como o predomínio em homens idosos. Imunossupressão não foi um fator de risco em nossa população. Uma limitação de nosso estudo é a falta de informações sobre a presença ou não do HPV (papilomavirus humano)

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Escola Paulista de Medicina - Unifesp - São Paulo - Brasil

Autores

Aluisio Rosa Gameiro Filho, Allexya Affonso Antunes Marcos, Arthur Gustavo Fernandes, Ever Ernesto Caso Rodrigues, Renato Sant'ana de Albuquerque, Aline Sutili Toledo, Melina Correa Morales, Rubens Belfort Neto