Dados do Trabalho


Título

Achados clínicos e epidemiológicos dos hemangiomas de coróide em serviço de referência, revisão de cinco anos.

Introdução

Os hemangiomas circunscritos de coróide (HCC) são tumores vasculares que se manifestam como lesão lisa, arredondada, vermelho-alaranjada na coróide, geralmente posterior ao equador. A incidência dos hemangiomas é difícil de estimar, uma vez que a maioria é diagnosticado apenas quando sintomático ou são incidentalmente descobertos durante o exame de rotina. Trata-se de lesão benigna com exsudação crônica que pode causar deficiência visual por fluido intra e/ou subretiniano, alterações do EPR ou fibrose subretiniana.

Método

Os prontuários dos pacientes com HCC atendidos no Hospital São Paulo foram revisados ​​de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2018. Os tumores foram diagnosticados com base no exame clínico, angiofluoresceínografia, tomografia de coerência óptica (OCT Triton, Topcon) e ultrassonografia (USG Alcon 10 MHz).

Resultados

Dezessete pacientes com HCC sintomático foram avaliados em nosso serviço. A idade média foi de 52,59 anos, doze pacientes eram do sexo feminino (60%) e cinco do masculino (40%).
No momento do diagnóstico, 44,44% apresentavam acuidade visual (AV) de conta dedos, 22,22% de movimento de mãos, 16,66% de 20/30, 5,56% de 20/100, 5,56% de 20/25 e 5,56% de 20/20 no olho com lesão.
Embora seja benigno, a maioria dos pacientes, 70,59% apresentou cegueira legal no olho do tumor no momento do diagnóstico.
A principal queixa foi baixa acuidade visual, 82,35% dos casos. Dois casos apresentaram fotopsias, 11,77%, e apenas um metamorfopsia, 5,88%.
Em um total de trinta e quatro olhos a lesão foi observada em onze olhos direitos (32,35%) e em sete olhos esquerdos (20,59%). Uma paciente tem Síndrome de Sturge Weber com envolvimento de ambos os olhos; hemangioma difuso de coróide no olho direito e HCC em olho esquerdo. A altura média da HCC no ultrassom foi de 3,54 mm (desvio-padrão de 0,91).
Quanto à localização, 16,67% lesão macular e o restante extra macular: 38,89% temporal superior, 16,67%, temporal inferior, 11,11% superior, 11,11% temporal e 5,55% difusa. Nenhum dos tumores estudados fora de localização nasal, o que leva a questionar se os hemangiomas nasais são menos diagnosticados por menos sintomas de baixa acuidade visual.

Conclusões

Os HCC são tumores vasculares benignos com clínica típica. O diagnóstico pode ser confirmado com USG e OCT.
Embora sejam benignos, podem causar comprometimento visual através de líquido subretiniano, erros de refração, edema macular e ambliopia. A maior parte dos olhos avaliados no estudo era legalmente cega desde a primeira avaliação.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Brunella Maria Pavan Taffner, Melina Correia Morales, Rubens Belfort Neto