Dados do Trabalho


Título

Oftalmoplegia Externa Crônica Progressiva: Relato de Caso

Introdução

As doenças mitocondriais são caracterizadas pelo mau funcionamento das mitocôndrias e compreendem diferentes enfermidades a depender dos tipos de células afetadas. Dentro do grupo das miopatias mitocondriais, a mais comum é a Oftalmoplegia Externa Crônica Progressiva (OECP), que se manifesta habitualmente com oftalmoplegia, ptose e fraqueza muscular apendicular e acomete adultos jovens. O quadro se inicia com ptose palpebral superior progressiva, bilateral e simétrica, que após alguns meses ou anos evolui com paralisia lentamente progressiva dos músculos extra-oculares; são poupados os músculos ciliares e da íris. Não existe cura e os recursos medicamentosos são pouco eficazes, de forma que o tratamento visa suporte controle dos sintomas.

Método

Foi realizada análise de prontuário e revisão de literatura.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 30 anos, comparece ao Serviço de Oftalmologia com história de ptose bilateral pior à esquerda há 10 anos e diplopia ao olhar para a direita, que melhorava com a visão monocular, de início recente. Observou-se exotropia de 20 dioptria para perto e para longe ao exame, distância margem reflexo em olho direito de 3 mm e em olho esquerdo de 2 mm, altura da fissura pálpebra de 7 mm em olho direito e 6 mm em olho esquerdo. Negava antecedentes familiares. Foram realizados rastreio metabólico-hormonal e exames de imagem sem alterações. Sinal de Bell negativo e perda de campo visual superior bilateral. Biópsia muscular evidenciou citopatia mitocondrial. Em 10 anos de seguimento com a equipe de Plástica Ocular, foram realizados alguns procedimentos cirúrgicos quando considerado pertinente plicatura de aponeurose de olho esquerdo, suspensão frontal de ambos os lados e enfraquecimento de reto lateral e reto superior de olho esquerdo. Atualmente, com a compensação dos sintomas, a paciente faz uso de Coenzima q10.

Conclusões

É importante para o especialista conhecer as miopatias mitocondriais com acometimento oftalmológico, de forma que este seja capaz de fazero diagnóstico diferencial com outras enfermidades e dominar as opções mais acertadas para o manejo clínico em cada caso.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Plínio Augusto Trindade Abreu, Marcelo Torigoe, Ana Carolina Visco de Almeida, Vinicius Almeida Dantas, Isadora Andrade Rabelo, Gabriela Nery Pimenta de Albuquerque Câmara, João Jorge Nassaralla Neto, Gabriel Vinícius Trindade de Abreu