Dados do Trabalho


Título

RETINOPATIA DE PURTSCHER: UM RELATO DE CASO

Introdução

A Retinopatia de Purtscher (RP) é uma vasculopatia hemorrágica e vasoclusiva, precedida por traumatismo, sendo caracterizada pela diminuição súbita da acuidade visual binocular ou monocular, que pode ser ligeira a severa, podendo iniciar imediatamente após a patologia sistémica causal ou após alguns dias. Diante disso, o objetivo deste trabalho é reportar um caso clínico dessa patologia ocular infrequente nos ambulatórios e consultórios de oftalmologia.

Método

Os dados contidos neste trabalho foram obtidos por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico de retinografia e revisão de literatura. O trabalho foi realizado mediante aceitação do paciente.

Resultados

M.O.E.S., sexo masculino, 40 anos, casado, trabalhador de construção civil, chega ao serviço de oftalmologia do Hospital São Camilo com relato de baixa súbita da acuidade visual (AV) no olho direito (OD), tendo sofrido há 3 dias forte trauma no trabalho, gerando esmagamento torácico. Sem alterações dos sinais vitais, pressão intraocular (PIO) de 16mmHg em ambos os olhos (AO) e AV de 20/100 no OD e 20/20 no olho esquerdo (OE). Sem alterações na biomicroscopia e a retinografia no OD revelou presença de manchas esbranquiçadas dispersas e múltiplas, circundando os vasos retinianos na arcada superior da retina, associadas a atrofia do epitélio pigmentar da macular. Paciente não teve retorno imediato para acompanhamento, sendo reavaliado 6 meses após o episodio, apresentando resolução do quadro oftalmológico sem sequela na AV final.

Conclusões

O diagnóstico da RP é clínico, apresentando uma história e fundoscopia típicas, podendo ainda ser apoiadas pela angiografia. Na clínica, o principal achado é a baixa de aquidade visual, geralmente a queixa principal, podendo ser de leve a severa como pode ser visto no caso, que se deve à lesão vascular da retina. Além disso, o trauma, no caso torácico, tem como consequência o aumento súbito da pressão intratorácica e resultante elevação da pressão vascular nos olhos com as alterações características na fundoscopia: as hemorragias intrarretinianas e as manchas algodonosas na fundoscopia. O prognóstico do paciente é favorável, com boa recuperação visual como relatado.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil, HOSPITAL SÃO CAMILO - Amapá - Brasil, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

Matheus Ferreira Santos da Cruz, Gabriel Mizzerani Siqueira, Sérgio Ferreira Santos da Cruz, Gabriel Chaves Chaves, Orlando Gonçalves da Fonseca Neto, Eduarda Gabriel Mafra, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Marcílio Chaves Filho