Dados do Trabalho


Título

Ceratite herpética estromal necrotizante após ceratouveíte por herpes zoster

Introdução

O herpes zoster é uma infecção comum causada pela reativação do vírus varicela zoster, latente no gânglio da raiz dorsal. O herpes zoster oftálmico (HZO) corresponde a 10-20% dos casos de zoster. O quadro clínico cursa com erupções cutâneas dolorosas e vesiculares em dermátomos do nervo trigeminal. O HZO pode evoluir com complicações capazes de causar redução significativa na função visual, como ceratite epitelial, estromal e disciforme; uveíte anterior; retinite necrosante e paralisias dos nervos cranianos. O tratamento pode ser realizado com corticóide tópico, lubrificantes e aciclovir oral em conjunto com pomada de aciclovir tópica a 3%.

Método

Relatar caso de ceratouveite herpética com evolução para ceratite estromal necrotizante.

Resultados

APV, masculino, 54 anos, branco, pedreiro, natural do Rio de Janeiro, sem diagnósticos prévios, procurou o serviço devido queixa de olho vermelho. Referia prurido, hiperemia e ardência em olho esquerdo (OE) há 1 mês, seguida do aparecimento de lesões eritemato-descamativas em região periorbital. Ao exame oftalmológico apresentava lesões eritemato-descamativas em região periorbital esquerda, poupando ponta do nariz. A acuidade visual era igual a 20/40 em olho direito (OD) e conta dedos a 30 cm em OE, a biomicroscopia apresentava perda da sensibilidade corneana, hiperemia conjuntival, edema corneano 3+/4+, PKs granulomatosos nos 2/3 inferiores da córnea, fibrina em cápsula anterior do cristalino em OE, sem alterações em OD. A tonometria foi igual a 12 mmhg em OD e 24 mmhg em OE. Fundoscopia normal em OD e indevassável em OE. Aventada a hipótese de ceratouveíte por herpes zoster, foi iniciado tratamento com aciclovir oral 800mg 5x/dia por 14 dias, lubrificação, hipotensor tópico e dexametasona 1mg/ml 4/4h no olho afetado. Apesar do uso irregular das medicações, houve melhora do quadro. Meses depois, evoluiu em OE com acuidade visual igual a movimento de mãos, infiltrado estromal, hiperemia conjuntival, sendo reiniciado aciclovir 400mg 5x/dia, corticoide tópico e lubrificação. Devido a baixa adesão ao tratamento evoluiu com opacidade corneana central e afinamento paracentral inferior.

Conclusões

O quadro relatado iniciou-se com ceratouveíte por herpes zoster com perda visual, perda da sensibilidade corneana, PK granulomatosos, densa reação de câmara anterior e leve hipertensão ocular. Paciente evoluiu com infiltração densa do estroma, com defeito epitelial, que evoluiu com afinamento corneano central e neovasos, com risco de perfuração.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Karolyna Andrade de Carvalho, Nabila Terra Demachki, João Carlos Dominice Santana, Guilherme Carneiro Rodrigues, Mariana Colombo