Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO ACERCA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA PELA POPULAÇÃO DE UM BAIRRO EM BELÉM- PA

Introdução

O transplante de córnea é um dos procedimentos cirúrgicos mais importantes da oftalmologia devido à importância na recuperação da transparência corneana. Entretanto, o número de cirurgias realizadas ainda não é capaz de suprir a alta demanda desse tipo de transplante. Um dos principais obstáculos que justificam essa desproporção é a falta de doadores e familiares esclarecidos, de forma a refletir o deficiente conhecimento da população geral acerca de tal procedimento.

Método

Foi feito um questionário pelos próprios pesquisadores do projeto a fim de avaliar o conhecimento da população de um bairro de Belém do Pará, além de coletar dados como escolaridade, idade, e renda familiar. Foram feitas sete perguntas com o intuito de avaliar o conhecimento, sendo que duas eram de verdadeiro ou falso, enquanto as outras cinco eram de múltipla escolha, sendo abordados temas como: como ser doador de córnea, indicações, tipos de transplante, além de fatores de risco e causas para rejeição aguda de enxerto.

Resultados

Foram abordadas 54 pessoas residentes em um bairro de Belém do Pará. Destas 78% apresentava idade entre 20 a 30 anos, além de que 67% possuía escolaridade compatível a superior incompleto e 37% tinha renda familiar maior que cinco e menor que dez salários mínimos. Acerca do doador para transplante de córnea, apenas 52% dos participantes saberia identificar um doador elegível, enquanto que 72,2% sabem identificar uma indicação (ceratocone) do transplante. Além disso, 72,2% acertaram ao dizer que os três tipos de transplante são o lamelar, endotelial e o penetrante e 64,8% acertaram ao afirmar que não se necessita de anestesia geral para o procedimento. Também vale ressaltar que 78% acertaram o conceito de rejeição aguda, porém apenas 29,6% identificaram uma causa de rejeição. Também vale ressaltar que apenas 24% identificaram corretamente qual das alternativas não era fator de risco para rejeição.

Conclusões

Assim, pode-se concluir que, apesar do bom nível do estudo dos participantes, o transplante de córnea não é muito abordado entre a sociedade, deixando dúvidas e concepções errôneas sobre o assunto.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

CESUPA - Pará - Brasil

Autores

Nathalia Gabay Pereira, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Matheus Sousa Alves, Clara Godinho Marinho, Bernardo Felipe Santana de Macedo