Dados do Trabalho


Título

TRABECULOPLASTIA SELETIVA EM GLAUCOMA PRIMÁRIO DE ÂNGULO FECHADO: RELATO DE CASO

Introdução

Os efeitos colaterais da trabeculoplastia realizada com o LASER de argônio (utilizado para fotocoagulação retiniana) fizeram surgir a necessidade de uma técnica especifica para o glaucoma, o que foi possível com a trabeculoplastia seletiva a LASER (SLT). Este consiste na aplicação de LASER de baixa potência e curta duração que atinge seletivamente células-alvo pigmentadas da malha trabecular, enquanto poupam células e tecidos adjacentes de danos térmicos colaterais, mantendo, assim, a arquitetura da malha trabecular e atingindo o propósito de reduzir a pressão intraocular (PIO), através do aumento na drenagem de humor aquoso. O objetivo do presente relato foi demonstrar a eficácia do SLT no controle da PIO.

Método

Trata- se de um relato de caso produzido com dados extraídos de prontuário eletrônico do Centro Avançado de Retina e Catarata – Fortaleza/CE.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 67 anos, parda, natural de Fortaleza/CE e com histórico familiar de glaucoma. Era portadora de patologias sistêmicas (HAS, DM tipo 2, cardiopatia e asma). Apresentava Glaucoma Primário de Ângulo Fechado (GPAF), tratado em 2001 com iridotomia a YAG-LASER e FACO+LIO em 2009. Evoluiu com o passar dos anos com PIO elevada, mesmo usando Lumigan RC® 1x/noite + Glaub® e Ocupress® 12/12h em ambos os olhos (AO). PIO era igual a OD22 mmHg/OE25 mmHg, queixando-se de irritação ocular com o uso destes. AV c/c= 20/20 em AO. Biomicroscopia em AO= hiperemia conjuntival 3+/4+, demais estruturas normais. Gonioscopia em AO= ângulo aberto 360º, até esporão escleral, pigmentação 1+/4+, íris convexa. Fundoscopia= escavações OD0,7/OE0,8. Paquimetria= OD554/OE557. Campimetria demonstrava progressão em AO. Diante desses achados, foi submetida ao SLT sem intercorrências em AO, evoluindo: no 30º dia após o procedimento com PIO=16/16 em uso das mesmas drogas; no 60º dia após estava com PIO= 15/16 em uso de duas drogas (Glaub e Lumigan); no 90º dia após a PIO era 17/18 (somente com Lumigan). Foi então realizado o washout do último hipotensor ocular, com PIO evoluindo, após 40 dias, para 19/20, com olho calmo e a paciente sem queixas.

Conclusões

O SLT pode reduzir o número de colírios para manter a PIO alvo, assim como atrasar a necessidade de cirurgia. Mesmo sendo controverso o seu uso para o GPAF, o presente relato demonstra a sua eficácia nesses casos em que o ângulo se encontra aberto e sem lesões aparentes por crises de fechamento angular.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Unichristus - Ceará - Brasil

Autores

Marina de Sousa Guedes, Juliana de Lucena Martins Ferreira, Tatiana Pinheiro Dantas, Larissa Oliveira Ribeiro, Isabelle Maria Oliveira de Sousa, Letícia Fretas Melo, Kenya Vitoria de Aguiar Queiroz, Julia Couto Roriz Loiola