Dados do Trabalho


Título

CISTO DERMÓIDE

Introdução

O cisto dermóide, também conhecido como cisto epitelial ou cisto de inclusão epitelial, é derivado de uma inclusão do epitélio conjuntival para dentro da substância própria, formando uma cavidade central cística após a proliferação das células epiteliais e revestida por epitélio conjuntival não queratinizado. Podem estar associado a traumas, cirurgias oculares prévias, doenças sistêmicas como a Síndrome de Goldenhar ou Nevo sebáceo de Jadassohn ou isoladamente, sem outras associações.

Método

Relatar caso de Cisto Dermóide, sem demais associações oculares ou sistêmicas.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 71 anos, hipertenso, portador de doença renal crônica, Vitiligo, Glaucoma – em uso de Ganfort - , pseudofácico em ambos os olhos, tendo realizado trabeculectomia em olho esquerdo com posterior evolução para amaurose. Nega histórico de trauma ocular. Foi encaminhado ao setor de córnea devido a queixa de presença de lesão conjuntival em olho direito desde a infância, sem relato de crescimento progressivo. Ao exame apresentava acuidade visual (AV) corrigida de 20/20 em olho direito (OD) e SPL (Sem percepção luminosa) em olho esquerdo. Biomicroscopia de olho direito apresentando tumoração conjuntival, acometendo limbo às 8 horas, medindo 4x4 mm, com presença de folículos pilosos em seu interior, invadindo tecido corneano nesta posição. Ao teste com Azul de Toluidina a lesão não apresentou coloração de células mitóticas, com presença de ceratite puntata leve inferior, com restante do exame sem alterações. O olho esquerdo apresentava bolha de TREC ampla, difusa, elevada, presença de Iridectomia pérvia, com restante do exame sem alterações. A pressão intraocular (PIO) era de 13 / 17 mmHg, às 11 hrs. Na ocasião, por não interferir na acuidade visual do paciente e pelo mesmo não apresentar queixas estéticas em relação a lesão, a abordagem cirúrgica não foi indicada, sendo prescrito lubrificação ocular com Hyabak 4 vezes ao dia e orientações de atentar para o crescimento de tamanho ou mudança de forma da lesão.

Conclusões

Com o relato do paciente de que apresenta esta lesão desde a infância, sem crescimento ou mudança de forma, associado à não-coloração por Azul de Toluidina; foi sugerido o diagnóstico de Cisto Dermóide. Este caso é importante para retratar que o Cisto Dermóide pode apresentar-se isoladamente, ainda que mais comum em síndromes sistêmicas ou histórico prévio de trauma e cirurgias oculares.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Guilherme Carneiro Rodrigues, Nabila Terra Demachki, Karolyna Andrade de Carvalho, Mariana de Brito Colombo