Dados do Trabalho


Título

Projeto Oftalmologia Humanitária 2019 – Na calha do Rio Madeira

Introdução

O interior do Amazonas é uma região extremamente carente de profissionais na área da saúde ocular, tendo apenas 4 oftalmologistas para atender uma população de mais de 2 milhões de habitantes. Neste cenário, o Prof. Jacob Cohen com o apoio da Fundação Piedade Cohen (FUNDAPI), em 1990, iniciou o que hoje é conhecido como Projeto Oftalmologia Humanitária que leva atendimentos humanizado e especializados em saúde ocular à população de diversas cidades ribeirinhas do interior do Amazonas, incluindo consultas, exames, cirurgias de catarata, bem como doação de óculos.
O projeto foi evoluindo e firmando parcerias com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina , Instituto da Visão (IPEPO), Marinha do Brasil e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR). Neste ano de 2019, o projeto teve foco na calha do Rio Madeira.

Método

Foram selecionados pacientes provenientes de populações ribeirinhas e urbanas da calha do rio madeira, das seguintes localidades: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte.
Através dos gestores municipais, os pacientes foram informados da possibilidade de realizarem consultas oftalmológicas, operar suas cataratas através da facoemulsificação com implante de lente intraocular, além da distribuição de óculos e, previamente, foram chamados para consulta realizada por médicos residentes do segundo e terceiro ano de oftalmologia.
No dia da cirurgia, os pacientes foram novamente identificados e submetidos ao exame ocular externo para identificar a existência de intercorrências, em seguida, biometria ótica, tonometria de sopro com autorefração. Em seguida foram aferidas PAS e glicemia capilar. Posteriormente as pupilas foram dilatadas e os mesmos encaminhados ao centro cirúrgico

Resultados

Dos 3880 pacientes examinados, foram indicadas 341 cirurgias. As principais justificativas para não indicação da cirurgia foram: ausência de patologia cirúrgica, presença de doenças crônicas descompensadas.
No total, foram operados 341 pacientes, sendo 139 do sexo feminino e 202 do sexo masculino. Sendo realizado o pós operatório imediato e com sete dias após a cirurgia.

Conclusões

A importância de projetos sociais é imensurável, visto o benefício levado à uma população tão carente de atendimento médico de qualidade e cirurgias oculares, com taxa mínima de complicações pós operatórias. É perceptível, no pós operatório imediato, a mudança na qualidade de vida dos pacientes e a satisfação dos mesmos.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Instituto de Oftalmologia de Manaus - Amazonas - Brasil

Autores

Ana Paula Taketomi Feitosa, Zaire Vinicius Caldas de Moraes, Jacob Cohen, Rubens Belfort Júnior, Marcos Jacob Cohen, Barbara Nazareth Parize Clemente, Bruno Teixeira