Dados do Trabalho


Título

Manifestações Oculares na Febre Chikungunya na Fase Crônica

Introdução

A febre Chikungunya causada pelo vírus de mesmo nome, é uma doença que cursa com o acometimento das articulações, sendo potencialmente debilitante devido a intensidade e cronicidade do quadro álgico. É um importante problema de saúde pública em regiões tropicais e subtropicais. A transmissão ocorre através da picada das fêmeas de mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus infectados pelo vírus Chikungunya.
A doença pode cursar com manifestações oftalmológicas que podem estar presentes na fase aguda da doença ou ter início após várias semanas da instalação do quadro. Na vigência dessas manifestações, a febre Chikungunya é classificada como forma atípica, considerada a mais grave. As alterações oculares possivelmente ocorrem pela resposta imunológica associada a reação de hipersensibilidade. Essa resposta é iniciada por anticorpos contra os antígenos virais que também são responsáveis pelo comprometimento articular na doença sistêmica.
O acometimento ocular do vírus Chikungunya, pode cursar com conjuntivite, retinite e até neurite óptica.

Método

Foi realizado um estudo transversal, descritivo de uma série de casos de pacientes com febre Chikungunya, com confirmação sorológica laboratorial, atendidos na área programática 1.0 no período entre maio e outubro de 2018. Foram realizadas medidas de acuidade visual, teste dos reflexos pupilares, avaliação biomicroscópica do segmento anterior e posterior, tonometria, gonioscopia e testes de função lacrimal (tempo de ruptura do filme lacrimal, teste de Schirmer e lissamina verde).

Resultados

Foram examinados 32 pacientes com idade entre 27 e 79 anos (média de 50,00±13,69 anos). A maioria dos pacientes incluídos foi do sexo feminino (71,88%) e a raça predominante foi a preta (59,38%). Vinte pacientes (62%) apresentaram olho seco. Não foi encontrado significância estatística entre a presença de olho seco e as seguintes variáveis: tempo do diagnóstico da infecção (p=0,5546), idade (p=0,9120), sexo (p=1,00), raça (p=0,2269), presença de artralgia no início da infecção (p=0,7930), dor retro-orbitária (p=0,3066) e conjuntivite (p=1,00).

Conclusões

No presente estudo não foram observadas manifestações oculares da fase aguda ou sequelas crônicas da febre Chikungunya. A alteração mais prevalente encontrada foi a presença de olho seco. Mais estudos seriam necessários para avaliar a relação da doença articular crônica causada pele febre Chikungunya com a condição patológica do olho seco.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Louise Pellegrino Gomes Esporcatte, Arlindo José Freire Portes