Dados do Trabalho


Título

Estudo epidemiológico dos casos de glaucoma no Brasil no período de 2013 à 2017

Introdução

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, ocupando o segundo lugar dentre todas as causas. O glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) é o tipo mais comum (90%). Trata-se de uma doença insidiosa, podendo-se, contudo, evitar sua progressão quando pacientes de risco são identificados e encaminhados para avaliação e tratamento especializados precoce. A pressão intraocular (PIO) maior que 20-22mmHg, é o principal fator de risco para glaucoma, sendo tão maior o risco quanto maior a PIO. Porém ainda há outros fatores de risco que influenciam no aparecimento de glaucoma na população geral. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar a prevalência do glaucoma no Brasil no período de 2013 a 2017, destacando os principais fatores de risco da doença.

Método

Estudo descritivo, ecológico da prevalência de glaucoma no Brasil de 2013 a 2017 e a relação desta com os principais fatores de risco. Os dados sobre a ocorrência de glaucoma foram obtidos no DATASUS e as populações do IBGE.

Resultados

O glaucoma é uma doença que cursa com lesão progressiva do nervo óptico e perda característica do campo visual, podendo levar à cegueira. No Brasil, no período de 2013 à 2017 foram constatados 18. 711 casos de glaucoma, sendo destes 84,08% ocorreram em pessoas com idade superior ou igual a 40 anos, sendo este fator de risco para o curso da patologia analisada. Ao analisar a etnia mais afetada nesse período, constata-se que 66,2% dos pacientes afetados são de origem afrodescendente, enquanto os outros 33,8% são de origem caucasiana. Os principais fatores de risco para a progressão do glaucoma podem ser divididos em oculares, sistêmicos e gerais. Os principais fatores gerais são idade, etnia, história familiar e não adesão ao tratamento. A presença de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica podem atuar como fatores de risco sistêmicos para o aumento da prevalência de casos de glaucoma, entretanto o maior fator de risco para a ocorrência desta patologia e o aumento da PIO, mas ainda pode-se ter maior aumento de casos quando relacionados a outras doenças oculares e infecções.

Conclusões

O glaucoma, atualmente atua como primeira causa de cegueira curável no mundo. Desta maneira é imprescindível a realização de estudos que caracterizem adequadamente o glaucoma em nossa população e a oriente quanto a prevenção deste e dos fatores de risco que podem levar a sua ocorrência.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Universidade de Vassouras - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Indiara Iris de Oliveira Araujo, Daniel Carvalho Puertas Souza