Dados do Trabalho


Título

Alterações Retinianas Associadas à Leishmaniose Visceral Relato de Caso

Introdução

A Leishmaniose visceral, ou Kal-azar, é caracterizada por um quadro sindrômico composto por febre, hepatoesplenomegalia, hipogamaglobulinemia, e perda de peso severa.
Apesar de rara, a infecção do globo ocular pelo Leishmania é possível e geralmente ocasionam acometimentos cutâneos na pálpebra, assim como episclerites, ceratites, uveítes, glaucoma, hemorragia retiniana, com possível evolução para descolamento de retina e consequente perda da visão.
Há poucos relatos referentes à hemorragia retiniana associada à leishmaniose visceral. O objetivo deste relato é descrever um caso de hemorragia retiniana bilateral ocasionada por leishmaniose visceral, com resolução após tratamento da enfermidade, sem necessidade de intervenção oftalmológica.

Método

Foram analisados conteúdos resultantes de pesquisa bibliográfica, prontuário, exames laboratoriais e de imagem do paciente

Resultados

Paciente R.S.G., 22 anos, masculino, procedente de Belém-PA, encaminhado para avaliação oftalmológica devida baixa acuidade visual há dois meses.
Possuía acuidade visual corrigida (AVCC) de 20/80F em olho direito (OD) e conta dedos (CD) em olho esquerdo (OE). Tonometria de 12 mmHg OD e 14 mmHg em OE.
Ao exame de fundoscopia apresentou hemorragia central submembrana limitante interna em olho direito e hemorragia intrarretiana superiormente e central submembrana limitante interna em olho esquerdo.
Paciente retornou após 15 dias da primeira consulta, com o diagnóstico laboratorial de Leishmaniose visceral já em tratamento há cinco dias com infectologista. Refere melhora da acuidade visual, com AVCC de 20/200 OD e 20/100 OE. Tonometria de 12 mmHg OD e 12 mmHg OE.
Ao exame de fundoscopia há melhora evidente do sangramento, com reabsorção.
Na terceira e última consulta, após completo o tratamento para leishmaniose, relata melhora completa da queixa visual.

Conclusões

A Leishmaniose visceral é caracterizada por um quadro sindrômico composto por febre, hepatoesplenomegalia, hipogamaglobulinemia, e perda de peso severa associada, principalmente aos pacientes imunocomprometidos.
A suspeita diagnóstica de leishmaniose a partir de lesões oculares pode ser difícil devido a grande quantidade de outros patógenos com maior tropismo por estes órgãos e que causam clínica semelhante. O especialista deve estar sempre alerta para os sinais e sintomas indicativos, principalmente em regiões endêmicas, como a amazônica, devido aos potencialmente irreversíveis caso não haja intervenção precoce.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Paulo Sérgio Miranda de Oliveira Filho, Alexandre Antônio Marques Rosa, Fernando Tobias Silveira, Ádria Aline Alves Monteiro, Mateus Costa Barbosa, Thaís Sousa Mendes