Dados do Trabalho


Título

ALERGIA SEVERA A HIPOTENSORES OCULARES: RELATO DE CASO

Introdução

: O nível da pressão intraocular (PIO) é um dos principais fatores relacionados a progressão do dano glaucomatoso, sendo os colírios hipotensores utilizados como primeira escolha para o controle do glaucoma. No entanto, alguns pacientes desenvolvem reação de hipersensibilidade aos componentes destes colírios, com uso de corticóides tópicos a longo prazo e consequente elevação da PIO.

Método

Relato de caso obtido via prontuário eletrônico do Centro Avançado de Retina e Catarata – Fortaleza/CE.

Resultados

Relato de Caso: J.A.S.L., sexo masculino, branco, 62 anos, sem comorbidades sistêmicas e com histórico familiar de glaucoma. Antecedente de LASIK e facoemulsificação com implante de LIO multifocal em ambos os olhos (AO). É portador de glaucoma primário de ângulo aberto em estágio moderado em AO. Paquimetria= 557/517. Escavação= OD 0,5 e OE 0,8. Com o decorrer do tratamento clínico, desenvolveu severa alergia aos colírios hipotensores, com quadro de prurido intenso, conjuntivite alérgica e lesões eczematizadas na pele das pálpebras superiores e inferiores. A PIO sem hipotensores alcançava 40 mmHg. Para o controle da alergia, foram iniciados colírios anti-histamínicos, que estabilizaram o quadro alérgico por algum tempo, tendo evoluído para o uso de corticóide tópico. No entanto, o paciente desenvolveu hipertensão ocular com o uso dos corticoides, mesmo fazendo uso de medicação máxima hipotensora. Foi encaminhado para trabeculectomia com Mitomicina C (TREC + MMC) no olho esquerdo (OE), pois era o olho de maior progressão da doença. A cirurgia e o pós-operatório transcorreram sem intercorrências, com PIO= 09mmHg sem medicações hipotensoras. A acuidade visual sem correção mantinha-se 20/25 J2 em AO, com OE sem sinais de alergia. Diante da menor progressão no OD, foi realizada a trabeculoplastia seletiva (SLT), sem intercorrências, evoluindo, após 4 meses do procedimento, com PIO OD= 14 mmHg em uso de Ganfort UD® (sem conservante) e ausência de quadro alérgico (OE com PIO= 11mmHg sem hipotensores).

Conclusões

: Métodos diversificados são, atualmente, utilizados, visando amenizar a evolução do glaucoma, assim como suas complicações. A TREC e o SLT foram eficazes na redução da PIO e da medicação hipotensora, melhorando a qualidade de vida do paciente, uma vez controlada a alergia ocular. Fato este que corrobora com estudos que demonstraram que estes procedimentos cirúrgicos podem ser suficientes, em boa porcentagem dos pacientes.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

Unichristus - Ceará - Brasil

Autores

Marina de Sousa Guedes, Juliana de Lucena Martins Ferreira, Larissa Oliveira Ribeiro, Tatiana Pinheiro Dantas, Isabelle Maria Oliveira de Sousa, Letícia Freitas Melo, Kenya Vitória de Aguiar Queiroz, Júlia Couto Roriz Loiola