Dados do Trabalho


Título

Indicações para remoção dos olhos durante o período de 13 anos no Centro de Referência em Oftalmologia em São Paulo, Brasil

Introdução

A cirurgia para remoção ocular é um procedimento agressivo, que geralmente é reservado para olhos com tumores malignos, certas doenças avançadas, olhos cegos dolorosos que não eram bem controlados por medicação ou agentes neurolíticos e trauma. O objetivo do trabalho foi analisar as indicações e os tipos de procedimentos cirúrgicos para remoção de olhos no centro de referência em oftalmologia de maior volume da América Latina localizado em São Paulo, Brasil.

Método

Foi realizada uma análise retrospectiva dos relatórios patológicos e cirúrgicos, no banco de dados eletrônico do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, em busca de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos para remoção ocular entre janeiro de 2000 e dezembro de 2012.

Resultados

Dos 3446 relatórios patológicos, um total de 412 casos preencheram os critérios de inclusão para este estudo. As indicações mais comuns para remoção ocular foram o melanoma ocular e o retinoblastoma, representando 35,4% e 31,1% do total, respectivamente. Outras indicações freqüentes incluíram endoftalmite 6,3%, inflamação inespecífica 4,1%, carcinoma de células escamosas 3,6%, panoftalmite 3,4% e phthisis bulbi 1,2%. As indicações restantes totalizaram 14,8% de todos os casos, representando cada um menos de 1% do total. Enucleação foi o procedimento de remoção de olhos mais comum identificado no nosso estudo, seguido por evisceração e exenteração.

Conclusões

As duas indicações mais comuns para a remoção de olhos no centro de referência oftalmológico do Brasil foram o melanoma ocular e o retinoblastoma. Apesar da tendência de procedimentos que evitam a enucleação em nações desenvolvidas, essas opções alternativas de tratamento são eficazes para limitar a necessidade de remoção de olhos, mas não estão disponíveis no contexto socioeconômico de nosso centro público de saúde.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Renato Sant Ana, Marcia Lowen, Melina Morales, Rubens N Belfort