Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA HUMANITÁRIA NO AMAZONAS 2019

Introdução

Apresentar e discutir metodologia e resultados do Projeto Oftalmologia Humanitária realizado na calha do rio Madeira no mês de abril de 2019, que tem como alvo a identificação de pacientes com catarata e a realização da cirurgia de facoemulsificação com implante de LIO.
O PROJETO
O interior do Amazonas é uma região extremamente carente de profissionais na área da saúde ocular. Neste cenário, o Prof. Jacob Cohen com o apoio da FUNDAPI, iniciou o que hoje é conhecido como o Projeto de oftalmologia Humanitária que levam atendimento especializado em saúde ocular à população de diversas cidades ribeirinhas do interior do Amazonas.
O mesmo teve início na década de 1990 com expedições esporádicas. Desde 2011 foi adotada a facoemulsificação com implante de LIO dobrável no saco capsular, sem ponto ou curativo, proporcionando um pós operatório mais simples e com menores chances de complicação.
Faz parte também da ideologia do projeto a utilização apenas de tecnologias mais modernas e os melhores recursos humanos, incluindo cirurgiões de alta destreza e conhecimento oftalmológico, bem como a participação também de cirurgiões mais jovens, fellow e residentes.

Método

Foram selecionados pacientes provenientes de populações ribeirinhas e urbanas da calha do rio madeira, por médicos residentes do segundo e terceiro ano de oftalmologia, das seguintes localidades: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte.
No dia da cirurgia os pacientes foram identificados e submetidos a biometria ótica com o aparelho ALScan, tonometria de sopro, autorefração com o aparelho Tonoref3. Em seguida foram aferidas PAS e glicemia capilar.

Resultados

Dos 3880 pacientes examinados, foram indicados 341 cirurgias. As principais justificativas para não indicação da cirurgia foram: ausência de patologia cirúrgica, presence de doenças crônicas descompensadas.
No total foram operados 341 pacientes, sendo 139 do sexo feminino e 202 do sexo masculino e , com seguintes distribuições etárias: 21-30: 01 / 41-50: 21 / 51-60: 65/ 61-70: 145 / 71-80: 85 / 81-90: 21 / 91-100: 01/ 101-110: 2

Conclusões

Infelizmente esta região do país não dispõe dos recursos necessários para promover a solução no contexto do serviço público de saúde. O Projeto Oftalmologia Humanitária é única esperança de cirurgia de catarata para a maior parte dessa população que chega a esperar até 8 anos para ter atendimento especializado.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Instituto de Oftalmologia de Manaus - Amazonas - Brasil

Autores

Zaire Vinicius Caldas de Moraes, Ana Paula Taketomi Feitosa, Jacob Cohen, Rubens Belfort Junior, Marcos Jacob Cohen, Bruno Teixeira, Barbara Nazareth Parize Clemente