Dados do Trabalho


Título

LUXAÇAO DE CRISTALINO PARA CAMARA POSTERIOR: 2 FASES DISTINTAS – RELATO DE CASO

Introdução

O trauma ocular contuso é um tipo de trauma de globo fechado, se caracterizando por não ter lesão penetrante. O trauma contuso de segmento anterior é o tipo mais comum, que tem como mecanismo de ação de golpe e contragolpe, levando a uma redução do comprimento axial do globo e aumentando o diâmetro equatorial
A causa mais prevalente de luxação do cristalino é o trauma. Quando o trauma tem intensa energia o cristalino sofre desinserção da zônula e vai totalmente para a cavidade vítrea, em um processo onde tem-se a manutenção de integralidade da cápsula cristaliniana o que dificilmente leva a possíveis quadros de uveíte inflamatória.
O paciente pode cursar com baixa visual súbita ou até mesmo tardia, por este motivo é sempre importante a realização de mapeamento de retina e em alguns casos ecografia ocular.

Método

Realizado relato de caso de um paciente com quadro de luxação total de cristalino para polo posterior pós trauma ocular com suas repercussões associado a revisão de literatura sobre o tema, revisão de prontuário e entrevista com o paciente, e registro fotográfico.

Resultados

Mulher, 75 anos, brasileira queixando de baixa acuidade visual há 11 anos, após trauma com gancho de elástico de carrinho. Glaucoma em uso de Ganfort. Acuidade Visual para longe: OD: +01,50 20/40 OE: +11,00 20/40 Acuidade Visual para perto: OD: +04,50 J2 OE: +14,00 J4. Fundoscopia OD: escavação 0,9 x 0,9, mácula aparentemente preservada, coroidose senil. . OE: escavação 0,9 x 0,9, presença de cristalino em câmara posterior, mácula aparentemente preservada, coroidose senil.
Ecografia: OD: Descolamento posterior de vítreo, retina e coroide aplicadas. OE: presença de imagem compatível a cristalino em vítreo, retina e coroide aplicadas.

Conclusões

Neste trabalho foi demonstrado um quadro de luxação integra de cristalino para polo posterior em que por 11 anos não apresentou repercussão ocular, a exceção de alteração refrativa esperada. Passados 4 anos sem consultas, paciente apresenta-se com aumento de PIO unilateralmente e redução da acuidade visual sob melhor correção.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

INSTITUTO BRASILEIRO DE ASSISTENCIA E PESQUISA - IBAP - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LETICIA YUKI WATANABE LIMA DUARTE FIGUEIREDO, DELZITO EDUARDO MORAES FIGUEIREDO, MARIA LUCIA MENDES MORAES FIGUEIREDO, ALEXANDRE BARBOSA CASTELO BRANCO, JOSÉ RENATO CAMPOS NOGUEIRA, ANA PAULA GOMES MACHADO DE FILIPPO, TIAGO SANTOS MAIA